
Mais de 1500 voos foram cancelados, esta quinta-feira e na próxima sexta, por causa de uma greve dos controladores aéreos, em França. Ao todo, terão sido afetados mais de 300 mil passageiros.
Os números são avançados, em comunicado, pela Airlines for Europe, a maior associação de companhias aéreas da União Europeia.
"Dezenas de milhares de viajantes em França e na Europa viram as suas férias de verão afetadas, enquanto os controladores de tráfego aéreo abandonam o posto numa das alturas mais concorridas para viajar”, declarou a Airlines for Europe (A4E), sublinhando que “condena fortemente” a paralisação.
Vários sindicatos dos controladores aéreos em França convocaram esta greve em protesto contra uma reforma, que visa estabelecer um sistema de registo de ponto para estes profissionais.
Também o Governo francês já veio criticar o protesto dos controladores aéreos. O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, recusou ceder e classificou como “inaceitável” a decisão de fazer esta greve no momento em que se realizam mais viagens para as férias de verão.