A Mercedes-Benz revelou novos dados sobre a próxima geração do CLA, que mostra como será a futura gama de modelos compactos da marca da Estrela.
Já se sabe que o novo CLA vai estrear a nova plataforma Mercedes Modular (MMA), bem como incorporar a tecnologia da cadeia cinemática do Vision EQXX, com sistema de 800 V e inversor de carboneto de silício (SiC).
A nova viatura 100% elétrica compacta, desenvolvida inteiramente pelos engenheiros da Mercedes-Benz, tem uma potência de 272cv e está equipada com um motor síncrono de excitação permanente (PSM) no eixo traseiro, ou seja tração traseira, e com um inversor SiC para uma utilização eficiente da energia.
Relativamente aos modelos 4MATIC, de tração integral, estes dispõem adicionalmente de um motor no eixo dianteiro, com 109cv de potência, que está equipado igualmente com um inversor SiC.
O resultado é que a cadeia cinemática elétrica, tal como demonstrado no Concept CLA, visa uma autonomia superior a 750 quilómetros em ciclo WLTP. Com uma eficiência de 93 %, em viagens mais longas, também oferece uma autonomia excecional no dia a dia. A caixa de duas velocidades na transmissão principal no eixo traseiro não só aumenta a eficiência, como também permite um desempenho de condução extremamente dinâmico.
Para atingir a autonomia anunciada, o CLA vai contar com uma bateria com uma maior capacidade de armazenamento de energia útil, de 85 kWh, que possui ânodos em que o óxido de silício é adicionado à grafite.
Segundo a Mercedes, em comparação com a bateria com ânodos de grafite convencionais, a energia específica é até 20 % superior. Ao nível da célula, a densidade volumétrica de energia da química da célula é de 680 Wh/l. A utilização de matérias-primas foi ainda mais otimizada.
A nova bateria permite carregamentos DC de alta potência de até 320 kW. No Concept CLA, isto corresponderia a uma autonomia de até 300 quilómetros.
Já as variantes híbridas vão estar dotadas do sistema elétrico de 48 V, com um motor elétrico com uma potência de até 27 cv e um inversor integrados numa nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem eletrificada. Para estas variantes a Mercedes-Benz desenvolveu um novo motor a gasolina de quatro cilindros de 1,5 litros. Numa fase inicial, as variantes híbridas vão oferecer três níveis de potência: 136, 163 ou 190 cv.