O nadador português Fernando Madeira, que competiu nos Jogos Olímpicos Helsínquia 1952, morreu aos 92 anos, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Natação e o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Em Helsínquia 1952, Madeira nadou os 100 e os 400 metros livres, ficando-se pelas eliminatórias, e integrou a seleção nacional para a competição de polo aquático.

"À família enlutada, à Federação Portuguesa de Natação, ao Sport Algés e Dafundo e à Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, o Comité Olímpico de Portugal apresenta sentidas condolências", pode ler-se na nota do COP.

Deixa “enorme legado”

A federação lembra que Fernando Madeira, que deteve dezenas de recordes nacionais e era tido como um dos melhores nadadores da década de 1950, era conhecido como "o Mestre, entre os amigos da natação", tendo deixado "um enorme legado" na modalidade.

Nasceu em 12 de maio de 1932, em Algés, e representou sempre o Sport Algés e Dafundo, além da seleção nacional em diversas provas internacionais. As cerimónias fúnebres estão marcadas para quinta-feira, no Cemitério dos Olivais, pelas 15:00.