A tradição voltou a cumprir-se. Centenas de pessoas desafiaram o frio e começaram o ano novo com um mergulho no mar em Carcavelos, em Cascais. Os termómetros marcaram pouco mais de 10ºC.

É já uma tradição antiga para muitas famílias que, todos os anos, no dia 1 de janeiro, vão ao mar na praia de Carcavelos, em Cascais. Todos vão à água com o mesmo objetivo.

“É uma maravilha para limpar a alma.”

Dizem que limpa a alma e que até dá força para enfrentar novos desafios.

Também em Vila do Conde o banho do ano voltou a cumprir-se. Mas a tradição não se faz só do mergulho e começou com uma corrida. Depois do treino, e antes do banho, uma nova tradição: dar três cabeçadas numa rocha.

“Uma vez num treino vínhamos para aqui para tomar banho e houve um colega nosso que caiu em cima daquela pedra e ganhou a maratona. Agora todos os atletas e toda a gente de fé batem ali com a cabeça”, explica à SIC um dos banhistas.

Há quem leve o cão e originalidade na escolha da melhor indumentária também não falta. Em Vila do Conde até houve direito a brinde.

Na Gafanha da Nazaré, cerca de mil pessoas também já foram a banhos. Na praia da Barra, em Ílhavo, o aquecimento foi dado ainda na areia, a dançar zumba. É que os termómetros marcaram 10ºC, mas nem isso afastou os banhistas.

“Está fria a água? Muito boa, a sensação é ótima e todos os anos venho aqui.”

Esta é uma tradição com mais de 30 anos que junta famílias e amigos.

“Acaba por ser tradição, todas as manhãs estar aqui com pessoas espetaculares, isto é bom. Passamos aqui um bocadinho, em vez de ficar na cama a manhã toda, estamos aqui a divertir-nos um pouco.”

Para o ano há mais. Por agora, entra-se em 2025 já com o primeiro mergulho dado.