
A terceira geração do Jeep Compass foi apresentada recentemente e apresenta uma melhor eficiência aerodinâmica sem comprometer o seu icónico design angular.
O novo Compass, que surge com novas dimensões, é o Jeep mais aerodinâmico de sempre, criado para o mercado europeu, com uma aerodinâmica melhorada.
Concebido para incorporar a força e o espírito lendários da marca, ao mesmo tempo que abre um novo capítulo na mobilidade sustentável, o Compass de última geração estabelece novos padrões em termos de eficiência aerodinâmica, sem comprometer a sua imagem Jeep.
Para isso as equipas de engenharia da Jeep dotaram o Compass de soluções de design inovadoras, incluindo: uma zona inferior totalmente plana, invisível a olho nu, mas fundamental para controlar o fluxo de ar sob o veículo, tanto para proteção aerodinâmica como para utilização em todo-o-terreno; Active Grille Shutters (AGS) perfeitamente integradas no para-choques, reduzem a resistência em quase dois pontos a velocidades mais elevadas, fechando quando não é necessário arrefecimento; jantes aerodinâmicas que combinam uma estética robusta com uma melhor gestão do fluxo de ar, contribuindo para ganhos aerodinâmicos e melhorando a postura do veículo.

Além disso, juntam-se um conjunto de melhorias aerodinâmicas na secção traseira, como arestas traseiras bem definidas, elementos aerodinâmicos nos vidros laterais, um spoiler de tejadilho e cortinas de ar funcionais nos arcos das rodas traseiras.
Este trabalho permitiu aos engenheiros da Jeep alcançar uma melhoria de 10% no coeficiente de arrasto (Cx), alcançando um valor líder na categoria de menos de 0,29, tornando este o Jeep mais aerodinâmico de sempre no mercado europeu.
“O novo Compass é mais do que uma evolução; é uma revolução na forma como abordamos a eficiência e o desempenho”, disse Federico De Medio, Global Program Vehicle Synthesis Manager do Novo Jeep Compass. “Com a integração de soluções aerodinâmicas avançadas desde os primeiros esboços, criámos um veículo que oferece uma redução significativa do arrasto, maior autonomia e melhor economia de combustível em toda a gama, mantendo-se fiel ao ADN da marca Jeep.”

Desenvolvido com base na plataforma STLA Medium da Stellantis, a nova geração do Compass está disponível com uma gama completa de grupos propulsores, todos eletrificados, embora em diferentes patamares, com um híbrido 48V de 145 cv, um híbrido Plug-in de 195 cv e 3 versões 100% elétrica, que vão desde os 213 cv na versão de tração dianteira até aos impressionantes 375 cv na versão de tração integral.
Para atingir estes impressionantes 375 cv, a Jeep introduziu na plataforma, em exclusivo para a marca, um novo motor elétrico traseiro dedicado e mais potente que fornece 49 kW adicionais de potência de pico e até 232 Nm de binário. Associando isto está um redutor traseiro de 14:1, traduz-se num impressionante binário de 3.100 Nm disponível nas rodas traseiras. Isto proporciona a máxima tração nas situações mais difíceis, com a capacidade de subir uma inclinação de 20%, mesmo com zero tração nas rodas dianteiras.

O carregamento elétrico também está ao nível dos padrões mais elevados, com uma solução rápida DC de 160 kW que oferece um tempo de carregamento de 30 minutos (20-80%) e um carregador de bordo até 22 kW. A nível de autonomia, o Compass EV, dispões de até 650 km