O fumo proveniente dos vários incêndios florestais que lavram em Portugal é visto do Espaço, como mostra um satélite da NASA. Numa comparação entre segunda e terça-feira, é possível ver um aumento substancial do fumo sobre o território continental.

NASA Worldview

A primeira imagem mostra a nuvem de fumo que pairava sobre o centro e norte do país na segunda-feira. Esse fumo aumentou substancialmente no dia seguinte, terça-feira, alastrando-se por muitos quilómetros no Oceano Atlântico.

As imagens, retiradas da ferramenta NASA Worldview, mostram o resultado dos muitos incêndios que assolam Portugal continental desde o fim de semana.

Pelo menos sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas em estado grave. Dezenas de casas foram destruídas e muitas estradas tiveram de ser cortadas. Os fogos atingiram as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Coimbra, Vila Real e Viseu.

Segundo o Copernicus, desde domingo, já ardeu em Portugal continental mais de 62 mil hectares. Esta quarta-feira, o sistema europeu mostra a extensão da área ardida em Sever do Vouga.

Copernicus