O Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, ocupa o primeiro lugar no ranking que avalia o desempenho dos alunos nos exames nacionais.

Inês Rendeiro e Inês Oliveira são hoje alunas do 12º ano que já estão a fazer caminho para medicina e engenharia.

Dos mais de seis anos aqui passados, conseguem perceber o dinamismo do colégio e a boa classificação no ranking das escolas em 2024.

Explicam à SIC que o acompanhamento por parte dos docentes é mais personalizado e destacam também a variedade de ofertas, não só educacionais, que a instituição disponibiliza.

Teresa Oliveira, professora de português no Colégio do Rosário, revela qual é o segredo do sucesso:

"O segredo está no trabalho em equipa. Nós temos uma equipa sólida de professores e fazemos um trabalho rigoroso ao nível da planificação. Depois, ao nível da disciplina tentamos trabalhar os vários domínios de uma forma mais próxima dos alunos. Ou seja, criando significados."

Oitenta e cinco por cento dos alunos que estudam no Colégio Nossa Senhora do Rosário entraram para a instituição de ensino entre o pré-escolar e o 5.º ano.

Uma formação que se orgulha por ir além da teoria, com disciplinas de valorização pessoal e projetos de voluntariado. Neste colégio, que existe desde 1871, estudam 1.617 alunos e trabalham 200 professores e cerca de 150 funcionários.