
A primeira fase da operação 'Verão Seguro', levada a cabo pela PSP, terminou a 15 de Julho, com um registo de mais de 800 infrações rodoviárias, bem como a detenção de 58 condutores e ainda a identificação de quatro outras pessoas por tráfico de droga.
Este balanço, hoje divulgado pela PSP, explica que, no âmbito da fiscalização e animação nocturna, foram realizadas 25 operações de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas e 44 operações STOP. "Fiscalizamos mais de 2.800 veículos ligeiros e pesados e 254 motociclos e ciclomotores. No âmbito destas fiscalizações foram registadas mais de 800 infrações rodoviárias, com destaque para a velocidade (66 infrações) e para a condução sob o efeito do álcool (32 infrações), precisamente aquelas que são as primeiras causas de acidentes na Região", explica.
Quanto a acções criminais, 44 condutores foram detidos por condução sob o efeito do álcool; 7 por falta de habilitação para o exercício da condução; 5 por desobediência e 2 por agressões ou injúrias à autoridade.
No que diz respeito ao tráfico de droga, foram identificados 4 cidadãos, com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo apreendido um total de 29 doses de Bloom, 74 doses de Haxixe, 4 embalagens de Liamba e 2 doses de cocaína.
A Polícia realizou sete ações de sensibilização e 2 de demonstração, destacando uma realizada na Calheta, que contou com a participação de 240 crianças. A PSP reforça a mensagem de que estão disponíveis as pulseiras 'Estou Aqui – Crianças', que visam facilitar o reencontro das crianças que se tenham perdido temporariamente com os seus pais. Nesse evento foram entregues 265 pulseiras. No total do ano são já 700.
Já a campanha 'Chave Direta – Vigilância a residências' já motiva a vigilância de 13 casas por parte de agentes da PSP, com passagens asseguradas pelo menos 1 vez por dia, num programa que é gratuito e que se destina a todos os residentes. "No ano passado vigiamos cerca de 50 residências e esperamos que este ano possamos aumentar este número", explica em nota à imprensa, dando conta de que os interessados podem requerer on-line este serviço.
A segunda fase do programa teve início no dia 15 e estende-se até 15 de Agosto.