Esta medida com vista a alargar o passe jovem gratuito a todos os jovens até aos 23 anos de idade, independentemente de estarem ou não a estudar, foi anunciada pelo Governo em outubro e tinha entrada em vigor prevista para novembro.

"A partir de agora basta apresentar o cartão de cidadão, como comprovativo de idade, para acesso a este título", refere o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Esta medida implica um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que alcance cerca de 240 mil potenciais beneficiários.

"O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançámos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar", apontou o ministro Miguel Pinto Luz, citado na mesma nota.

Esta foi uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, que foi aprovado em Conselho de Ministros, no dia 04 de outubro, com um investimento total previsto, até 2025, de 115 milhões de euros para o transporte de passageiros e 55 milhões para o de mercadorias.

MPE // MCL

Lusa/Fim