A secretária Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, participou esta terça-feira, 8 de Julho, nas comemorações do 38.º aniversário do Estabelecimento Santa Isabel, no Monte, no dia em que se celebrou, também, a sua padroeira, Santa Isabel.

Presentes na celebração eucarística, que foi presidida pelo pároco Vítor Sousa, estiveram também a presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Nivalda Gonçalves, a directora do Estabelecimento, Mara Nunes, o anterior secretário regional João Carlos Abreu, além de utentes, colaboradores e familiares.

No momento do Ofertório Solene, um dos momentos litúrgicos da Eucaristia, os utentes e funcionários ofereceram pão, vinho, flores, plantas e as simbólicas chaves da instituição, reafirmando o sentido comunitário e espiritual da casa.

A visita à instituição permitiu, ainda, à secretária Regional apreciar o painel e escadarias pintados, onde sobressaía a mensagem, da autoria da directora Mara Nunes: “Os idosos não são apenas idosos. São os amores da vida de alguém”. A mensagem, destacou Paula Margarido, expressa o espírito de cuidado e afecto que marca o dia a dia da instituição.

João Carlos Abreu destacou a o papel indelével e insubstituível do amor, que se sente sempre presente naquela instituição.

Seguiu-se um momento de descontração e convívio, a anteceder a partilha de um lanche, com a actuação de dois novos 'utentes' da Instituição, as mascotes Ernesto e Isabelinha, casal que cantou, dançou e, ainda, desafiou os presentes para uma tradicional roda, lembrando os tempos antigos.

A governante teve oportunidade de sublinhar o ambiente de profundo cuidado e afecto que se percebe entre funcionários e idosos, quer no trato como até na decoração e organização do edifício.

Mesmo sob uma desafiadora chuva , tanto a celebração eucarística, como o convívio e o cantar dos parabéns decorreram sob grande animação e ternura.

Com capacidade para 62 residentes e um centro de dia para 8 utentes, o Estabelecimento Santa Isabel tem sido, ao longo de quase quatro décadas, um pilar na resposta social à população sénior da Região. A governante destacou a dedicação das equipas e o ambiente familiar que faz desta casa um verdadeiro lar para quem nela vive e trabalha.