
Um ataque russo fez pelo menos dois mortos e 27 feridos na cidade de Dobropilia, região de Donetsk, no leste da Ucrânia, após uma bomba ter atingido uma zona comercial, adiantaram hoje as autoridades locais.
O balanço foi divulgado por Vadim Filaskin, chefe da administração militar da região de Donetsk, através da sua conta na rede social Facebook.
"Os russos atacaram mais uma vez um local movimentado, um centro comercial no centro da cidade, e, desta vez, usaram uma bomba de 500 quilos", frisou Filaskin.
O ataque danificou 30 lojas, seis edifícios, 304 apartamentos e oito carros, acrescentou.
Também o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, recorreu às redes sociais para criticar o ataque.
"As operações de resgate estão em curso em Dobropilia, na região de Donetsk, depois de uma bomba russa ter atingido uma loja local. O número de vítimas ainda não foi confirmado. Isto é horrível", salientou o governante, na rede social X.
Zelensky frisou que o ataque é "terrorismo russo" e "uma simples tentativa de matar o maior número possível de pessoas".
A Rússia reivindicou esta semana que controlou mais uma aldeia na região de Donetsk, possibilitando que as tropas avencem lentamente em direção à região vizinha de Dnipropetrovsk.
A ofensiva de Moscovo contra a Ucrânia dura há mais de três anos e os ataques intensificaram-se este verão. As negociações conduzidas pelos Estados Unidos até agora não conseguiram pôr fim aos combates.
A Rússia recusa há vários meses o cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos e Kiev na Ucrânia.