
Pelo menos 16 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas esta segunda-feira após a queda de um avião de treino da Força Aérea sobre o campus de uma faculdade no norte de Daca, no Bangladesh, segundo as autoridades locais.
"Um avião de treino F-7 BGI da Força Aérea do Bangladesh despenhou-se em Uttara. A aeronave descolou às 13:06", no horário local, lê-se num comunicado divulgado pelo Serviço de Relações Públicas Interserviços (ISPR, sigla em inglês) do Bangladesh.
A aeronave caiu na zona do Milestone College, na região de Diabari, para onde foram deslocadas equipas de emergência.
"O avião de treino despenhou-se no Milestone College, em Diabari. A nossa equipa recuperou um corpo. A Força Aérea resgatou e transportou quatro feridos", disse Lima Khanam, oficial da Sala de Controlo Central do Corpo de Bombeiros de Daca, aos meios de comunicação locais.
“Momento de profundo pesar para a nação”
Após a queda, a aeronave incendiou-se, lançando no ar uma espessa coluna de fumo. Várias unidades dos Bombeiros foram ao local para extinguir o incêndio.
"Expresso o meu profundo pesar e tristeza pelo trágico acidente ocorrido hoje no campus da Milestone School and College, na região de Diabari, na capital, onde uma aeronave de treino F-7 BGI da Força Aérea do Bangladesh caiu, causando vítimas", disse o chefe do governo interino do Bangladesh, Muhammad Yunus, em comunicado.
"As perdas sofridas pelo pessoal da Força Aérea, bem como pelos alunos, pais, professores e funcionários da Milestone School and College, são irreparáveis. Este é um momento de profundo pesar para a nação", acrescentou Yunus.
As autoridades iniciaram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.