
A Peugeot revelou finalmente o E-208 GTi, que marca o regresso da assinatura desportiva da marca francesa, marcada por vários modelos de produção aclamados pelo seu desempenho e qualidades dinâmicas.
Agora a Peugeot escreve mais uma página na história de 40 anos do GTi, ao reinterpretar o ADN deste emblema de uma forma divertida, moderna e forte, com o E-208 GTi, o primeiro GTi 100% elétrico.

O E-208 GTi está equipado com o motor elétrico M4+ que desenvolve 280 cv e oferece um binário impressionante de 345 Nm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria CATL, com uma capacidade bruta de 54 kWh, que beneficia de uma gestão otimizada, para uma maior proteção em utilização desportiva, bem como de um sistema de refrigeração específico, adaptado ao elevado desempenho do modelo, e oferece uma autonomia de 350 km em ciclo misto WLTP.

A bateria pode ser recarregada em 4h40 a partir de uma WallBox (7,4 kW). A função “limitação de carga a 80%”, disponível em corrente alternada (CA), também permite adaptar o nível de carga à utilização diária. Para utilizações mais intensivas, como em circuitos, o E-208 GTi pode ser carregado de 20% a 80% em menos de 30 minutos numa estação de carregamento de 100 kW.
Este desportivo 100% elétrico oferece a função V2L, que permite alimentar um dispositivo elétrico através da bateria de alta tensão do carro. Por exemplo, para carregar uma bicicleta elétrica ou acender luzes móveis.
Este primeiro GTi totalmente elétrico, mantém as qualidades desportivas reconhecidas do ADN GTi, com um design reforçado com destaque para um spoiler que foi adicionado à parte inferior do para-choque dianteiro.

Já na traseira destaca-se o difusor aerodinâmico específico, localizado sob o para-choques traseiro, que integra um novo pequeno farol de nevoeiro LED, surge pintado em preto brilhante para maior elegância e discrição.
Tal como todos os modelos com a assinatura desportiva da Peugeot, o E-208 GTi distingue-se igualmente pela sua postura firme na estrada, graças a uma carroçaria rebaixada em 30 mm e vias alargadas em 56 mm à frente e 27 mm atrás.
As grandes jantes de 18 polegadas, com a inscrição “Peugeot GTi”, contribuem para essa postura poderosa. A sua estrutura perfurada é uma referência às icónicas jantes furadas do 205 GTi. Mas num GTi, o design também está ao serviço do desempenho: estes orifícios também ajudam a otimizar o arrefecimento dos travões.

O sistema de travagem, com assinatura Peugeot Sport, está dotado de discos dianteiros, com um diâmetro de 355 mm e pinças fixas de 4 pistões, especificamente concebidos para otimizar o arrefecimento e garantir uma potência de travagem ideal e constante em todas as circunstâncias.
Quanto às pinças dos discos traseiros, são as mesmas do E-208 original, sublinhando o facto do E-208 GTi não se pretender dedicar a exibicionismos, mas sim à eficiência.
O E-208 GTi está ainda equipado com autoblocante integrado no redutor para a otimização do desempenho dinâmico em curva, de forma a ganhar agilidade, estabilidade, precisão e segurança, e conta com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (medidas 215/40 R18).

No interior, o novo E-208 GTi, está equipado com bancos dianteiros específicos, com encostos de cabeça integrados, presta homenagem ao design dos bancos do 205 GTi 1.9, com um acabamento central vermelho, que se estende ao longo do banco e do encosto. E a malha vermelha no lado direito dos bancos lembra a do 205 GTi 1.6.
O volante compacto, apresenta couro vermelho perfurado combinado com Alcantara e um emblema central que também fica vermelho.

Quando o utilizador quer mergulhar numa atmosfera verdadeiramente desportiva, o E-208 GTi está pronto para entrar em ação. Os gráficos do painel de instrumentos digital e do ecrã central são em vermelho na configuração padrão, disponibilizando-se páginas específicas de indicação de performance.
A iluminação ambiente é, também, vermelha por predefinição, estando disponíveis sete outras cores. Esta iluminação vermelha desportiva é acompanhada por uma experiência sonora envolvente única a bordo, que desperta todos os sentidos. Derivada do desempenho do motor, proporciona sensações de condução adicionais e pode ser facilmente ativada ou desativada, de acordo com as preferências do condutor.

Para reforçar o dinamismo ao volante, a Peugeot dotou o E-208 GTi de uma direção especialmente calibrada para oferecer uma resposta particularmente direta, adequada a uma condução mais dinâmica.
“Estamos entusiasmados por apresentar o novo Peugeot E-208 GTi, um capítulo inovador na história icónica do GTi. Este modelo representa a fusão da nossa herança rica com tecnologia de vanguarda, e oferece um desempenho e sensações de condução inigualáveis, porque na Peugeot levamos a sério o prazer de conduzir. Com este novo GTi, estabelecemos novos padrões no mercado dos ‘hot hatch’.”, disse Alain Favey, CEO da Peugeot.
Tal como em todos automóveis elétricos da Peugeot, o novo E-208 GTi beneficia de uma garantia de 8 anos ou 160 000 km, cobertura de abrange igualmente a bateria.
