
O Papa Leão XIV recebeu esta quarta-feira um presente um tanto quanto invulgar e inesperado enquanto atravessava a Praça de São de Pedro no Papamóvel: uma pizza de uma cadeia de restaurantes da sua cidade natal, Chicago.
Depois de mais de 7.500 quilómetros de viagem até ao Vaticano, a pizza que chegou às mãos do Sumo Pontífice não estaria, previsivelmente, quente, mas pelo menos despertou um sorriso em Robert Prevost, que aceitou a oferenda e cumprimentou à distância os fiéis responsáveis pelo gesto.
Fiéis esses que, de forma a chamarem a atenção de Leão XIV, exibiram um cartaz com a inscrição “Temos ‘Aurelio’s Pizza’”, uma frase que terá despertado memórias ao líder máximo da Igreja Católica.
Porquê? Porque Robert Prevost é um cliente assíduo da cadeia de restaurantes de Chicago, a cidade norte-americana onde cresceu. Ainda no último verão, quando era cardeal, em visita à cidade natal, deslocou-se a um dos restaurantes da rede, nota a imprensa local.
Em forma de homenagem ao seu cliente mais especial, a ‘Aurelio’s Pizza’ imortalizou a “mesa do Papa Francisco” num dos seus restaurantes e, mais recentemente, criou a ‘poperoni pizza’, inspirada também no Sumo Pontífice.
"Com uma camada completa do nosso novo peperoni cup & crisp por cima da tradicional pizza de peperoni da Aurelio's. O novo pepperoni cup & crisp adiciona textura, tempero, sabor e valor a cada mordida. Experimente hoje mesmo! Disponível em todas as lojas da Aurelio's", lê-se na publicação da cadeia de restaurante no Facebook.
Não se sabe se Leão XIV degustou da pizza que tanto aprecia, no entanto pôde ter um momento de nostalgia.