O 'breaking' mal teve tempo de aquecer o lugar nos Jogos Olímpicos mas, ainda assim, conseguiu deixar a sua marca. Tudo graças a Rachael 'Raygun' Gunn e à sua coreografia "caricata" que se tornou viral nas redes sociais. A australiana é agora responsável pelo mais recente 'meme' da internet e de meter inúmeros internautas a tentar replicar os movimentos que apresentou na competição.
Foi no passado sábado que a B-girl Raygun subiu ao palco, da Praça da Concórdia, para representar a Austrália com a sua tão aguardada coreografia. No entanto, não conseguiu conquistar o júri que atribuiu nota zero aos três confrontos que disputou com outros atletas.
Poucos dias depois do fim dos Jogos Olímpicos de Paris, um dos júris da competição de 'breaking' veio a público explicar as razões por detrás da nota atribuída a Rachael Gunn.
"Temos cinco critérios comparativos no sistema dos júris. O ponto é que o nível dela talvez não tenha sido tão alto quanto o dos outros atletas. Repito: é um sistema de nota comparativo. Os rivais dela foram melhores, mas isso não quer dizer que ela foi péssima. Ela deu o seu melhor", referiu Martin Gilian também conhecido como ' MGbility'.
O principal júri da competição de 'breaking' fez ainda questão de elogiar Rachael Gunn pela sua originalidade e por ter apresentado um movimento representativo do seu país. Na sua coreografia, a B-girl apresentou um movimento em que imitava um canguru, o animal mais famoso da Austrália.
Das críticas aos memes da internet
Nas redes sociais, Rachael Gunn foi alvo de várias críticas pelo seu desempenho. A maior parte dos 'haters' questionam-se como foi possível, a B-girl de 36 anos, ter sido selecionada para representar a Austrália nos Jogos Olímpicos. Mas a própria não parece estar preocupada com o que os outros pensam de si.
“Todos os meus movimentos são originais. A criatividade é muito importante para mim. Eu vou lá e mostro a minha arte", disse Rachel Gunn citada pelo The Guardian.
A ida de Rachael Gunn aos Jogos Olímpicos não passou despercebida, principalmente, aos olhos de algumas personalidades bem conhecidas. Durante um concerto em Munique, na Alemanha, a cantora Adele mostrou-se fascinada com a prestação da B-girl.
" Acho que é a melhor coisa que aconteceu na história dos Jogos Olímpicos”, disse Adele.
O apresentador norte-americano, Jimmy Fallon, foi ainda mais longe ao começar um dos seus programas com uma imitação da coreografia de Rachael Gunn.