O príncipe Rahim, filho mais velho do príncipe Aga Khan, sucede a Aga Khan, que morreu na terça-feira, em Lisboa, e é o novo líder dos muçulmanos xiitas ismailis.
Rahim Aga Khan foi escolhido pelo próprio príncipe de entre os seus três filhos homens: Hussain, Rahim e Aly.
O nome do sucessor ficou definido em testamento, que foi aberto 24 horas após a morte do príncipe.
Ao suceder ao pai, príncipe Karim Aga Khan IV, Rahim torna-se o 50.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas e adota a designação de príncipe Rahim Aga Khan V.
A vida do príncipe Rahim
Rahim é o filho mais velho de Shah Karim al Hussaini, príncipe Aga Khan, 49.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas.
Nasceu em outubro de 1971 e formou-se em 1995 na Universidade Brown (EUA) com um bacharelato em Literatura Comparada, antes de concluir um programa de desenvolvimento executivo em gestão e administração na IESE Business School da Universidade de Navarra, em Barcelona, Espanha.
Está ativamente envolvido na gestão da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento há mais de 20 anos, na qual integra vários órgãos. É presidente do comité executivo do Fundo para o Desenvolvimento Económico (AKFED) e supervisiona o ciclo anual de planeamento orçamental da instituição.
Rahim Aga Khan preside também ao Comité para o Ambiente e o Clima, que lidera o trabalho da rede na proteção ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, o que inclui um compromisso em garantir que as operações globais da rede atingem zero emissões líquidas de carbono até 2030.
Vive em Genebra, e tem dois filhos, Irfan e Sinan.
Príncipe Aga Khan morreu em Lisboa aos 88 anos
O príncipe Karim Aga Khan IV morreu na terça-feira, em Lisboa, com 88 anos e morreu.
Líder dos muçulmanos xiitas ismailis e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), era considerado como um "Deus na Terra" para milhões de fiéis. Integrava também a lista dos homens mais ricos em todo o mundo.
Com Lusa