
A PSP informou esta quinta-feira que, depois da habitual avaliação de risco, decidiu emitir um parecer negativo para as iniciativas anunciadas no Martim Moniz, com “o estrito objetivo de garantir a ordem e tranquilidade públicas”.
Em causa está uma manifestação anunciada pelo partido Ergue-te e pelo movimento Habeas Corpus, apoiada pelo grupo de extrema-direita 1143, liderado por Mário Machado.
Nas redes sociais, o evento é intitulado "Portugal desce ao califado", numa celebração que diz ser nacionalista. À mesma hora, decorre o tradicional desfile de celebração do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade.
PSP tinha dado parecer positivo
Inicialmente, a PSP tinha dado parecer positivo à concentração de extrema-direita no Martim Moniz, mas a descoberta de outras manifestações antagónicas no mesmo local e hora levou a uma reavaliação.
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública pede a adoção de “atitudes e comportamentos corretos, legais e legítimos”, “respeitando a multiplicidade e diversidade de opinião e de pensamento, de forma a que as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril possam decorrer de forma tranquila, pacífica, em serenidade e com civismo.”
“Para que todos os cidadãos possam exercer livremente e de forma responsável e segura, o seu direito de reunião e manifestação, independentemente da sua ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”