Natural da Guiné Bissau, foi em Portugal que Nelma Fernandes cresceu desde um ano e meio de idade. Chegou ao país com a mãe e a irmã, para que a segunda tivesse acesso a tratamento depois de um acidente automóvel. Ficou, formou-se em Gestão na Universidade Católica e trilhou um percurso de carreira onde o risco foi sendo balanceado com a paixão por fazer crescer negócios e desenvolver pessoas.
Olha para a sua vida como um conjunto de missões onde, garante, aquela em que está é sempre o seu “lugar feliz”. Tornou-se no início deste ano a primeira mulher a assumir a presidência da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). E o caminho que percorreu até aqui chegar faz Nelma Fernandes defender que nenhuma mulher deve “ocupar um cargo pela questão de género”. A competência, vinca, “não tem género e temos de ter tolerância zero a este boicote à liderança feminina”.
Nelma Fernandes iniciou a carreira na banca, mas cedo percebeu que a sua forma de estar na vida é desafiar permanentemente a sua zona de conforto. Trocou o emprego pelo risco de se lançar num negócio próprio: uma pequena loja de biquinis. Entrou no radar do grupo italiano Calzedónia e acabou a liderar cinco lojas do grupo em Lisboa. “Aprendi aqui que a criatividade na gestão tem de existir, mas tem de andar de mãos dadas com o planeamento”, recorda.
Tem da liderança uma visão de serviço. “A minha posição é sempre lá atrás. A minha posição é de servir e aquilo que eu quero que brilhe são as pessoas que estão na minha equipa”, afirma. Somou no currículo múltiplas formações para aprimorar a sua técnica de gestão de pessoas. E não tem dúvidas de que “não precisamos de recursos humanos, temos é de criar humanos com recursos”, desenvolver pessoas e alavancar o seu potencial.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: