Do início deste ano até ao presente, 10% dos atendimentos da Segurança Social na Madeira, passaram do presencial em balcão para suporte digital. Uma percentagem revelada por Luís Farrajota, presidente do Instituto de Informática da Segurança Social.

As declarações foram feitas à comunicação social, à entrada para um encontro com funcionários da Segurança Social da Madeira, a decorrer no auditório da instituição, no Funchal.

Antes, a presidente do Instituto de segurança Social da Madeira já havia dito que haviam sido cerca de 20 mil pessoas a deixar de ir aos balcões, por poderem tratar dos assuntos à distância. No total, são cerca de 170 mil os atendimentos.

Mas a situação não é um exclusivo da Madeira., muito pelo contrário. Luís Farrajota deu vários exemplos práticos que a sua equipa está a tentar resolver e que passam, por exemplo, pelos pagamentos. Só já neste ano passou a ser possível fazer pagamentos por transferência bancária. A ideia é alargar a meios ainda mais actuais de que a MB Way é apenas um exemplo.

A nível nacional, a passagem do atendimento presencial para o digital representou 30% do total. Uma percentagem superior à da Madeira, mas em linha com esta. Luís Farrajota explicou que isso se deve a algumas particularidades da Madeira.

O presidente do Instituto de Informática da Segurança Social deu alguns exemplos do que vai avançar em breve: interacção da Segurança Social com o Instituto de Emprego da Madeira e com o SESARAM. Por exemplo, uma baixa passada no SESARAM vai entrar de imediato e informaticamente na Segurança Social.