
Um sismo de magnitude 4.7 foi sentido ao início da tarde desta segunda-feira em várias zonas do país, com maior destaque para a região da Grande Lisboa.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro do abalo foi registado no oceano Atlântico, a cerca de 14 km a Oeste-Sudoeste de Seixal, e teve uma profundidade de 7 quilómetros.
Até ao momento não foi registada qualquer réplica.
Além disso, um sismo com uma magnitude de 4.7 não tem potencial para gerar um tsunami. A monitorização de tsunamis no Atlântico Nordeste, pelo Centro Português de Alerta de Tsunamis localizado no IPMA, começa para sismos com magnitudes iguais ou superiores a 5.5.
De acordo com a Proteção Civil, não há registo de feridos ou danos materiais.
Sismo foi sentido entre a região Centro e o Algarve
De acordo com o IPMA, o abalo foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli em Sintra (Lisboa) e Almada (Setúbal) e com menor intensidade nalguns concelhos da região Centro ao Algarve.
“Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Odemira (Beja), Coimbra (Coimbra), Albufeira, Portimão (Faro), Alcobaça, Leiria (Leiria), Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas (Lisboa), Abrantes (Santarém), Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines (Setúbal).”
Escola evacuada por precaução
A escola artística António Arroio, no Bairro do Alto de São João, chegou mesmo a ser evacuada por precaução na sequência do sismo. Em declarações à SIC, a escola esclarece, no entanto, que as aulas já foram retomadas e que não há danos a registar.
Abalo filmado no centro de treinos do Benfica
No centro de treinos do Benfica no Seixal, aguardava-se o início de uma conferência de imprensa de antevisão quando o abalo foi captado pelas câmaras da SIC.
Segundo sismo no mesmo local em menos de 24h
Já no domingo, pelas 22h48, a rede sísmica do IPMA detetou um sismo na mesma zona, a sudoeste do Seixal, de magnitude 1.6.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Relatos nas redes sociais de toda a grande Lisboa
Nas redes sociais são vários os relatos de quem sentiu a terra tremer, em todas as regiões da grande Lisboa, mas especialmente na Margem Sul.
Sismo de Sines, em agosto, foi o maior dos últimos 55 anos
A 26 de agosto, um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a oeste de Sines. Terá sido o maior terramoto em Portugal continental dos últimos 55 anos.
Em 28 de fevereiro de 1969, um sismo de magnitude de 7.9 durou cerca de quatro minutos e teve o seu epicentro a 200 quilómetros de Sagres. 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Em 1755, a capital portuguesa foi arrasada por um forte sismo. Estima-se que poderá ter tido uma magnitude superior a 8 na escala de Richter e acredita-se que pelo menos 30 mil pessoas poderão ter perdido a vida.