
A Stellantis anunciou que já iniciou a revisão do plano estratégico de longo prazo. A confirmação foi feita pelo novo CEO do quarto maior grupo automóvel do mundo, Antonio Filosa, à equipa na quarta-feira, na sua primeira aparição pública desde que assumiu o novo cargo.
“Já começamos a analisar o nosso plano estratégico de longo prazo, que vamos partilhar s quando estivermos prontos”, disse Filosa numa videochamada de Turim, em Itália, e que foi revelada pela “Reuters”.
O atual plano de longo prazo “Dare Forward 2030“, apresentado em março de 2022 pelo ex-CEO Carlos Tavares, tinha como objetivo duplicar as vendas até o final da década e manter margens operacionais de dois dígitos.
No entanto, a Stellantis enfrentou grandes dificuldades comerciais e operacionais nos Estados Unidos e na Europa em 2024, o que a forçou a abandonar as suas metas anuais e, provavelmente, à saída de Tavares.
O plano que está agora a ser revisto, previa ainda que 100% das vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos fossem de veículos elétricos, e um aumento das vendas em novos mercados fora dessas regiões, de mais de 25%.