Ursula von der Leyen afirma assegura que as negociações com os Estados Unidos prosseguem, mas a Comissão Europeia quer estar preparada para todos os cenários .

Esta manhã, em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia anunciou que até ao início de agosto mantem-se suspendas as medidas de retaliação e que esse tempo será aproveitado para continuar a negociar com os Estados Unidos, mas afirma que a União Europeia "continua a preparar" as contramedidas para "estar totalmente preparada".

Von der Leyen apontou ainda a necessidade de procurar novos mercados, numa conferência de imprensa ao lado do Presidente indonésio, que deu como exemplo dessa estratégia.
Depois do anúncio de Donald Trump, que quer taxar em 30% as importações europeias, Von der Leyen garante que a Europa continua a preferir uma solução negociada, mas admite que tem de estar preparada para tudo e está a preparar contramedidas.

Os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia vão reunir-se hoje num encontro extraordinário para avaliar em pormenor a carta tornada pública por Trump sobre as tarifas alfandegárias aos países europeus.

Já na segunda-feira, reúnem-se os ministros do Comércio da União Europeia num encontro extraordinário que também abordará o mesmo tema.