A rede social TikTok vai colocar restrições aos seus filtros de beleza. O anúncio foi feito pela própria plataforma de conteúdos, durante um Fórum de Segurança Europeu, que alerta para o impacto que estas ferramentas têm na saúde mental e autoestima dos jovens. Nas próximas semanas, utilizadores menores de 18 anos vão deixar de ter acesso a filtros que alterem a sua aparência física, como, por exemplo: aumentar os lábios, suavizar a pele ou mudar a cor dos olhos.

No entanto, o TikTok garante que estas restrições não serão aplicadas a filtros "projetados para serem óbvios e engraçados". Os famosos filtros com orelhas ou focinho de animais vão continuar a estar disponíveis para qualquer faixa etária.

" Ao promover uma cultura de autenticidade, respeito e apoio, podemos criar um mundo digital onde todos se sintam capacitados a ser quem realmente são", lê-se na página oficial da plataforma de conteúdos.

A ideia é restringir o acesso de menores de idade a filtros como o Bold Glamour, que se tornou viral na rede social por alterar a aparência dos utilizadores de uma forma extremamente realista e convincente. Ao contrário de outros filtros, disponíveis no TikTok ou Instagram, este continua ativo mesmo quando há movimento ou se coloca a mão à frente da cara.

Esta nova política será implementada em 13 países europeus não especificados. De acordo com o Tik Tok, todos os meses, mais de 175 milhões de pessoas em toda a Europa recorrem à plataforma.

O TikTok anunciou também que vai investir em tecnologia capaz de detetar contas que pertençam a menores de 13 anos - a idade mínima permitida para usar a plataforma de conteúdos - que falsificam a sua data de nascimento para poderem criar um perfil.