O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, assinou esta segunda-feira uma ordem executiva que aprova o desenvolvimento de uma “cúpula de ferro americana”.

Trata-se de um sistema de defesa aérea inspirado naquele que é usado por Israel, para intercetar e destruir drones e mísseis.

A “Cúpula de Ferro” israelita é um sistema de radares, resistente a todas as condições meteorológicas, e que normalmente consegue abater cerca de 90% das ameaças que o país é alvo. O sistema é constituído por várias baterias que estão espalhadas por Israel, cada uma com três ou quatro lançadores que podem disparar até 20 mísseis intercetores.

O exército norte-americano já tem um sistema semelhantes ao israelita. No entanto, este novo decreto prevê a criação de uma "uma série de sistemas avançados" no espaço, com o intuito de "detetar e abater ataques aéreos contra os Estados Unidos".

Num comunicado divulgado pela Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos defende que este novo sistema será fundamental para proteger o país.

“A ameaça de ataque com mísseis balísticos, hipersónicos e de cruzeiro, e outros ataques aéreos avançados continua a ser a ameaça mais catastrófica com que os Estados Unidos se confrontam.”

O decreto não esclarece o custo desta cúpula, nem adianta com um prazo para a sua conclusão.