Seis projetos para a produção de células de bateria de veículos elétricos vão receber um total de €852 milhões em subvenções do Fundo de Inovação, utilizando as receitas do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia (UE).

O anúncio feito pela Comissão Europeia, avança que os seis projetos foram selecionados no seguimento de um primeiro convite à apresentação de propostas para baterias ao abrigo do Fundo de Inovação, lançado em dezembro de 2024, destinado a acelerar o crescimento e o investimento na indústria de fabrico de baterias na UE.

Para a Comissão Europeia estes projetos, em consonância com o Plano de Ação Industrial para o setor automóvel europeu e o Pacto da Indústria Limpa, irão permitir realizar progressos concretos para que sejam atingidos os objetivos de descarbonização, reforçando simultaneamente a competitividade industrial e criando empregos de elevada qualidade em toda a Europa.

Os seis projetos – ACCEPT, AGATHE, CF3_at_Scale, NOVO One, WGF2G e 46inEU – estão localizados em Alemanha, França, Polónia e Suécia e deverão começar a operar já em 2030.

Com o desenvolvimento dos projetos prevê-se que os mesmos venham a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em cerca de 91 milhões de toneladas de equivalente CO2.

Os seis projetos, apoiados pela União Europeia, espera-se que venham a ter uma capacidade de produção combinada de cerca de 56 gigawatts-hora (GWh) de células de baterias de veículos elétricos por ano, quando estiverem em pleno funcionamento.