
A Volvo anunciou que novo ES90 tem uma das menores pegadas de carbono entre todos os modelos premium da marca sueca.
A empresa apresentou o relatório de análise de ciclo de vida (LCA) para a nova berlina 100% elétrica, que regista todos os materiais e processos que contribuem para as emissões de CO2 do automóvel elétrico ao longo da sua vida útil.
De acordo com a análise, quando o ES90 é carregado com eletricidade proveniente da matriz energética europeia, a sua pegada de CO2 é de 31 toneladas. Isso é aproximadamente 50% menos do que a do Volvo S90 com propulsão híbrida e 30% menor do que a de um S90 com propulsão híbrida plug-in. Também é menor do que a pegada de CO2 dos elétricos compactos Volvo EX40 e EC40.
Caso seja utilizada eletricidade eólica exclusivamente para carregar as baterias do ES90, a pegada de CO2 desce para 26 toneladas.
O relatório LCA, verificado de forma independente pela Volvo, identifica os materiais e processos mais importantes que influenciam a pegada de carbono do veículo. Além disso considera todo o ciclo de vida do automóvel o elétrico: desde a extração e processamento de matérias-primas, passando pela produção e uso, até o fim da vida útil do veículo.
“Vamos além dos requisitos legais existentes e procuramos alcançar metas claras porque isso é importante para nós”, disse Vanessa Butani, diretora de Sustentabilidade Global da Volvo Cars. “A nossa liderança na eletrificação é um passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040. Nesse sentido, o Volvo ES90 representa a nossa abordagem holística à sustentabilidade, que inclui economia circular, produção neutra para o clima e práticas comerciais responsáveis.”