
A Xpeng, empresa líder em mobilidade inteligente de alta tecnologia, apresentou no último Salão Automóvel de Shanghai, o seu mais novo robô humanoide, o Iron, equipado com um chip de inteligência artificial Turing, com 60 articulações, 200 graus de liberdade e 3.000 tops de capacidade de processamento.
A fabricante de veículos elétricos apresentou seu primeiro robô humanoide, o “Iron”, em novembro de 2024. Segundo a Xpeng, o Iron já está em operação em algumas linhas de produção automóvel, auxiliando na montagem de futuros veículos elétricos.
O novo robô humanoide da Xpeng possui um sistema de visão de inteligência artificial (IA), de 720º, que também pode ser encontrado na tecnologia de condução autónoma da marca chinesa.

Já o sistema de interação por voz do Iron, adaptado do cockpit inteligente da Xpeng, permite conversas naturais por meio do raciocínio ativo e do pensamento lógico.
Com 1,73 metros de altura e 70 quilos de peso, Iron foi projetado com proporções humanas, e foi concebido para executar tarefas complexas em fábricas inteligentes e ambientes de retalho, colmatando a lacuna entre os conceitos de IA e o mundo real.

De acordo com a Xpeng, a mobilidade avançada do Iron é impulsionada por grandes modelos de ponta a ponta e aprendizagem de reforço, permitindo movimentos suaves e naturais e uma caminhada estável sem a rigidez típica dos robôs tradicionais.
A Xpeng revelou ainda que o Iron representa sua visão para um futuro onde a mobilidade inteligente e a robótica inteligente convergem profundamente. A empresa imagina mesmo o Iron como um assistente pessoal em escritórios e até mesmo residências.