Luís Godinho deslocou-se ao distrito de Aveiro para dirigir o Arouca-Benfica.

O árbitro internacional da AF Évora é, na minha opinião, um dos melhores do quadro atual. Melhorou bastante com a experiência sendo agora menos impulsivo, mais dialogante e sobretudo mais sóbrio na forma como gere lances. O eborense melhorou ainda a forma como se relaciona com os jogadores, além de manter de condição física de excelência. No entanto, não é infalível (está para nascer o primeiro) e cometeu dois equívocos com alguma relevância, sendo que num deles devia ter recebido colaboração do VAR. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

12' Golo inaugural da partida para a equipa forasteira, na sequência de momento infeliz de Jose Fontán

31' Kokçu teve zero maldade/malícia quando levantou o pé até zona proibida na tentativa de conquistar a bola. Foi por correr esse risco desnecessário que atingiu, com clara negligência, o rosto de Chico Lamba. A infração foi evidente e bem sancionada com cartão amarelo. Decisão correta do árbitro alentejano. 

34' Otamendi tentou tocar na bola, mas a abordagem arriscada levou-o a pisar, de forma muito clara e óbvia (nas imagens) o pé direito de Ivo Rodrigues. A infração não foi intencional, mas fruto de imprudência do argentino, na forma com foi à disputa. Godinho não viu o pisão, mas o VAR tinha obrigação de ver e atuar, analisar e recomendar ao colega de campo que assinalasse o pontapé de penálti.

36' Toda a linguagem corporal de Loum foi indicadora de que podia ser expulso pela infração sobre Bah: corpo firme, perna esticada para a frente, pitons à mostra e entrada para a zona onde estava o pé do neerlandês. Valeu o facto de ter tocado na bola antes (até a prensou) e do contacto ter sido a resvalar/não em cheio. Amarelo bem exibido. Bah ficou em campo porque a assistência médica foi rápida e o adversário foi advertido. Tudo certo. 

39' Chico Lamba, ao saltar à bola, atingiu a cabeça de Pavlidis com o uso antidesportivo do cotovelo esquerdo. Amarelo bem mostrado ao defesa da casa. 

43' Otamendi tocou na bola com o pé esquerdo e Jason colidiu depois na sua outra perna do, fruto da velocidade que levava para tentar ganhar o lance. Bem o árbitro ao não assinalar infração perto da área encarnada. 

56' Chico Lamba atingiu, com a sola da bota, a perna de Pavlidis, em infração cometida na zona do meio campo. O jogador do Arouca chegou tarde à dividida e atingiu o adversário fruto de abordagem negligente ao lance. Luís Godinho, nas costas de ambos, pensou tratar-se de lance dividido. O VAR não podia intervir. Ficou por exibir segundo cartão amarelo (e consequente vermelho) ao jogador do Arouca

58' Bah não cometeu falta para penálti sobre Jason, em lance a dois na área do Benfica. Decisão correta da equipa de arbitragem. 

61' Loum protegeu a sua posse de bola com o corpo, mantendo contacto legal com Di María, que tentou a disputa. Novo lance bem analisado na área da equipa visitada.

70' Mantl atrasou ligeiramente a sua tentativa de efetuar (segunda) defesa, derrubando Leandro Barreiro em lance clássico entre guarda-redes e atacante. O jogador brasileiro foi tocado no pé pela luva do alemão. O árbitro estava muito bem colocado e assinalou bem o pontapé de penálti para o Benfica

90+1' Amarelo exibido a Amdouni, por infração sobre Jason que Godinho considerou negligente. 

NOTA: 4