
A equipa Cadillac Hertz Team JOTA demonstrou uma performance impressionante na segunda sessão de testes do Prologue do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), realizada no Circuito Internacional de Lusail, no Qatar. A equipa, com os seus V-Series.Rs, assegurou as duas primeiras posições nos tempos, estabelecendo um tom promissor para as suas futuras performances.
O destaque foi para Alex Lynn, no Cadillac nº 12, que cronometrou um tempo notável de 1m39.575s durante uma simulação de qualificação de seis voltas com pneus médios. Este tempo representou uma melhoria significativa em relação ao recorde de 1m41.673s de Robert Kubica, estabelecido mais cedo no dia pela AF Corse.
De forma semelhante, Sebastien Bourdais, ao volante do Cadillac nº 38 da JOTA, registou um tempo decente de 1m39.788s na sua segunda volta, garantindo o segundo lugar na tabela. Bourdais, juntamente com os colegas de equipa Jenson e Earl, e o seu grupo de engenharia, reconheceu a necessidade de melhorias, mas manteve-se otimista em relação aos desafios que se avizinham. “Embora não sejamos perfeitos, o Prologue proporcionou-nos tempo suficiente para aprender e aperfeiçoar as nossas habilidades para a próxima semana. Consideramos o início encorajador,” comentou Bourdais.
O Ferrari 499P nº 50 da AF Corse, conduzido por Antonio Fuoco, garantiu a terceira posição, a apenas duas décimas do tempo mais rápido. Ele também conseguiu cronometrar um tempo na faixa dos 1m39s durante a sua simulação de qualificação.
Mais abaixo na classificação, o Porsche Penske mais rápido—o nº 5—terminou em quarto lugar, seguido pelo 499P nº 83 da AF Corse em quinto. O Toyota de melhor desempenho conseguiu entrar no top 10, superando os dois Peugeots que terminaram em nono e décimo lugares, os quais, no entanto, exibiram longas voltas impressionantes.
O No. 93 9X8, conduzido por Jean-Eric Vergne, completou uma notável stint de 32 voltas, seguido por uma corrida de 33 voltas com o mesmo conjunto de pneus duros. Por outro lado, o No. 94, que terminou na décima posição, seguiu uma estratégia ligeiramente diferente. Stoffel Vandoorne fez uma corrida de seis voltas, seguida por uma de 32 voltas e depois uma de 28 voltas, todas com o mesmo conjunto de Michelin médios.
A sessão não foi isenta de desafios. O No. 6 Porsche Penske 963, após uma troca de motor, não conseguiu gerir stints mais longos do que 10 voltas, mas ainda assim registou o sétimo melhor tempo.
A Aston Martin THOR Team Valkyries mostrou consistência, completando um total combinado de 174 voltas no circuito do Qatar. Embora não tenham liderado as tabelas de tempos, conseguiram manter um ritmo constante, com os seus melhores tempos a ficarem apenas 2,7 e 3,4 segundos atrás do ritmo líder.
Na categoria LMGT3, a AKKODIS ASP liderou a TF Sport mais uma vez, mas desta vez o No. 87 Lexus RC F LMGT3 estabeleceu o ritmo. Jose Maria Lopez registou o melhor tempo do carro de 1m54.959s, a única volta abaixo de 1m55s. O No. 33 Corvette seguiu em segundo, com um tempo de 1m55.132s de Daniel Juncadella.
O Prologue continua amanhã com uma sessão de três horas marcada para começar às 12:00, hora local. Participantes e espectadores estarão ansiosos para ver quem se destaca como o líder nesta emocionante corrida.