O piloto da Fórmula 1 Pierre Gasly elogiou o dramático regresso no meio da temporada da sua equipa, Alpine, durante a campanha de 2024, considerando-o um acontecimento sem precedentes na sua carreira automobilística. O início da temporada foi manchado por uma série de eventos infelizes, uma vez que a Alpine foi atormentada por um pacote abaixo do esperado, ocupando o nono lugar na grelha da F1 durante grande parte da temporada.

Em resposta à crise, a Alpine passou por uma reestruturação significativa da sua liderança. A mudança viu a saída do Diretor Técnico Matt Harman e do Responsável pela Aerodinâmica Dirk de Beer em março. As rédeas do departamento técnico foram então entregues a David Sanchez em maio.

A reestruturação continuou com o regresso de Flavio Briatore à equipa de Enstone como Consultor Executivo em junho. Nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, a missão de Briatore era otimizar a operação, cortar despesas desnecessárias e traçar um caminho para um futuro mais promissor para a equipa.

Bruno Famin, o então Diretor de Equipa, saiu durante a pausa de verão, passando a supervisionar o encerramento da unidade de potência em Viry. A sua saída abriu caminho para a instalação de Oliver Oakes como seu sucessor.

Após essas mudanças e com uma nova hierarquia em vigor, a equipa apresentou o Alpine A424 atualizado no Grande Prémio dos Estados Unidos em outubro. Gasly rapidamente deixou a sua marca, aterrando consistentemente no top-10. Graças a uma vitória dupla em Interlagos, a Alpine subiu do nono para o sexto lugar na tabela final do Campeonato, acumulando um total de 51 pontos nas últimas quatro corridas.

Numa interação com a mídia antes do evento de lançamento do F1 75 na O2 Arena em Londres, Gasly expressou a sua gratidão pela nova estabilidade na Alpine. Comentou sobre a mudança positiva na mentalidade e no espírito da equipa sob a liderança de Oakes e Briatore, e elogiou os seus esforços em desafiar e motivar todos os departamentos a darem o seu melhor.

A evolução de uma única temporada e a reviravolta dramática, notou Gasly, foram algo que nunca tinha testemunhado na sua passagem pela F1. No entanto, ele reconheceu que a Alpine ainda estava numa longa jornada até ao topo. Chamando a atenção para as aspirações da equipa de melhorar a sua sexta posição na classificação, Gasly falou sobre as próximas alterações nas regras e a mudança de fornecedor de unidade de potência de OEM para cliente da Mercedes como potenciais catalisadores para um progresso adicional.

Apesar da dimensão da tarefa que têm pela frente, Gasly expressou confiança na capacidade de Briatore e Oakes de cumprir as ambições da Alpine. Ele comentou: “Flavio é um competidor. Ele está na F1 para vencer. Eu estou na F1 para vencer. Oli está na F1 para levar a equipa ao topo e também para vencer.” Destacando a atitude positiva prevalecente na equipa, concluiu que estavam, de facto, a seguir na direção certa.

Na sua busca por ascender na grelha da F1, a Alpine irá revelar uma livraria vibrante para a temporada de F1 de 2025. Será este o ano em que deixarão a sua marca? Só o tempo dirá.