
O diretor técnico de chassis da Ferrari, Loic Serra, afastou com confiança as preocupações relativas à iminente aplicação da diretiva técnica revista, TD018. A diretiva, que afeta a flexibilidade dos asas dianteiras nos carros de F1, está prevista para entrar em vigor a partir do Grande Prémio de Espanha de 2025. No entanto, o plano de desenvolvimento da Ferrari foi cuidadosamente elaborado para permitir tempo para o design de uma nova asa dianteira, garantindo que não sejam apanhados de surpresa pelas novas diretrizes técnicas.
Um porta-voz do FIA, em uma declaração ao PlanetF1.com, enfatizou o compromisso da organização em eliminar a flexibilidade da carroçaria como um ponto de discórdia para a temporada de 2025. Acrescentou: “Os nossos esforços incluirão testes expandidos das asas traseiras desde o início da temporada, com testes adicionais das asas dianteiras a serem introduzidos a partir do GP de Espanha. Esta abordagem faseada permite que as equipas se adaptem sem terem que descartar desnecessariamente componentes existentes.”
Devido ao momento da atualização da TD018, as equipas já tinham projetado os seus veículos de 2025 para cumprir a anterior regra de flexibilidade de 15mm. Isto levanta a questão de saber se as equipas podem simplesmente reforçar os seus designs iniciais de 2025.
Serra, ao abordar a imprensa no recente lançamento do carro da equipa, desconsiderou esta questão, dizendo: “Não é realmente necessário fazer isso.” Ele explicou que a asa dianteira faz parte do programa de desenvolvimento, pelo que as equipas só precisam de considerar o aspecto estrutural da asa dianteira à luz da nova regulamentação.
O diretor da equipa Ferrari, Fred Vasseur, ecoou a falta de preocupação de Serra em relação à TD018 revista, afirmando que Barcelona é um circuito ideal para introduzir atualizações. Ele disse: “É bom ter clareza. O mais importante para mim é saber que temos de alterar algo na asa dianteira até Barcelona. Podemos discutir o timing, mas no final, é benéfico para nós—ajuda no nosso desenvolvimento e planeamento.”
Vasseur enfatizou a importância de saber quando trazer algo novo e considerou o pior cenário como começar a temporada como está e depois ter de fazer alterações após duas ou três corridas devido a uma alteração na TD. No entanto, ele assegurou que estavam todos preparados para trazer uma atualização da asa dianteira durante a temporada, e agora sabem que deve ser feito até Barcelona.
Em conclusão, apesar de algumas afirmações, as equipas não foram apanhadas de surpresa pela diretiva técnica atualizada. Esta mudança, em vez de representar um desafio, fornece um caminho claro para equipas como a Ferrari, permitindo-lhes planear estrategicamente as suas atualizações e cumprir as novas regulamentações.