
Red Bull Shocker: Marko Revela Razões Explosivas por Trás do Despedido de Horner
Num comunicado chocante, Helmut Marko finalmente revelou algumas razões explosivas sobre a demissão de Christian Horner da Red Bull. Marko afirmou que vários “fatores” levaram à decisão de se separar de Horner, deixando o pitlane atónito.
A chocante notícia surgiu após 20 anos tumultuosos na Red Bull, com o conselho executivo do banco alemão a considerar a rescisão como uma decisão há muito esperada para se separar do seu diretor de equipa de longa data. Horner foi chamado aos escritórios de Londres apenas três dias após o Grande Prémio da Grã-Bretanha, onde foi informado da decisão de o dispensar imediatamente das suas funções operacionais. Laurent Mekies foi anunciado como o novo diretor executivo da Red Bull Racing, o que deixou Horner a sair da reunião sentindo-se apanhado de surpresa.
Marko admitiu que a demissão de Horner teve a ver com os vários problemas na equipa, incluindo uma queda no desempenho, a deserção de pessoal sénior para equipas rivais, e Horner esteve mesmo envolvido em alegações de má conduta em relação a um membro da equipa, de que acabou por ser ilibado. A controvérsia em torno da saída de Horner levou Jos Verstappen, o pai do atual campeão Max Verstappen, a exigir publicamente a demissão de Horner devido ao descontentamento no seio da Red Bull que acabaria por “desmantelar a equipa”.
A partir desse momento, muitos membros da equipa optaram por deixar a equipa em direção a equipas rivais, com a gota de água a ser uma queda nos resultados em pista, uma vez que perderam o título de Construtores após uma série de performances dominantes durante a temporada de 2023, levando à necessária mudança de liderança a ser indiscutivelmente desencadeada.
Marko revelou que a informação chave para a demissão de Christian Horner foi que o desempenho foi a principal influência na decisão. Marko apontou para Oliver Mintzlaff, o CEO da Red Bull GmbH, como o responsável pela chamada e destacou a necessidade de voltar a “focar na corrida” com Laurent Mekies no cargo.
Após alguma especulação sobre a decisão de se separarem, o atual Campeão do Mundo, Max Verstappen, ofereceu algumas palavras optimistas sobre o futuro da equipa de várias maneiras, uma vez que começaram a abordar algumas das questões que a equipa enfrentou nos últimos anos. Ele também reconheceu resultados mistos ao longo dos anos e afirmou que estava ansioso pelas mudanças.
À medida que a saída da Red Bull se estabiliza, neste ciclo de notícias vertiginoso, nunca houve tanta intriga no mundo da Fórmula 1, enquanto a Red Bull se prepara para uma nova direção e o que isso poderá significar para o futuro.