A confirmar-se a transferência de Luis Díaz do Liverpool para o Bayern Munique por um pacote de 75 milhões de euros, o FC Porto irá receber apenas o valor referente ao mecanismo de solidariedade. Ainda não é conhecida a verba fixa, mas, a título de exemplo, sobre 75 milhões de euros o FC Porto terá a receber 375 mil euros do mecanismo de solidariedade - bónus e prémios de desempenho podem ser considerados nesse cálculo. De referir que, no momento da negociação inicial, não foi salvaguardada uma mais-valia sobre uma futura transferência.

Este negócio em marcha entre ingleses e alemães marca o fim dos bónus previstos no acordo estabelecido entre o FC Porto e o Liverpool, em janeiro de 2022. Recorde-se que, na altura, o passe do extremo colombiano foi negociado por 45 milhões de euros, com uma remuneração variável de até 15 milhões de euros, que poderia elevar o valor total da transferência para 60 milhões de euros.

O valor máximo nunca seria atingido, uma vez que alguns bónus não se concretizaram, mas outros, sim. Desde então, o FC Porto recebeu 4 milhões de euros em bónus relacionados com objetivos individuais e coletivos do jogador. Ao valor já recebido (49 milhões de euros, sendo 45 milhões do negócio inicial e 4 milhões de bónus), irá então somar-se o mecanismo de solidariedade. A saída de Luis Díaz para o Liverpool levou à substituição do jogador por Galeno, recomprado ao SC Braga. Em janeiro passado, Galeno foi transferido para o Al Ahli, na Arábia Saudita, por 50 milhões de euros, representando um excelente retorno financeiro para a SAD.