Adrian Newey, amplamente considerado uma das mentes mais brilhantes da história da Fórmula 1, revelou que a Red Bull Racing impôs restrições rigorosas à sua capacidade de contribuir para as novas regulamentações da Fórmula 1—mesmo a título pessoal—durante o seu período de licença.

O engenheiro de 66 anos, que desempenhou um papel fundamental na dominância da Red Bull ao longo das últimas duas décadas, está prestes a juntar-se à Aston Martin a 2 de março de 2025, após cumprir as suas obrigações contratuais com a Red Bull. Enquanto se concentra atualmente em concluir o RB17 Hypercar, Newey afirma que a Red Bull restringiu preventivamente a sua capacidade de se preparar para o seu futuro papel, garantindo que não possa ter uma vantagem antecipada na grande reforma regulamentar de 2026.


“A Red Bull Bloqueou as Minhas Ferramentas”

Num comentário audacioso, Newey revelou a extensão das medidas da Red Bull para proteger a sua propriedade intelectual e manter a sua vantagem competitiva.

“Eles bloquearam as minhas ferramentas. Portanto, obviamente, a Aston quer fazer o melhor trabalho possível em ’25, mas o meu foco principal será nas regulamentações de ’26 e nesta grande mudança, porque começo a 2 de março.”

Por “ferramentas”, Newey refere-se provavelmente a recursos críticos como software proprietário, modelos de simulação e plataformas de design que poderiam ser utilizados para conceptualizar ideias dentro do novo quadro técnico da F1.


A Alteração de Regras de 2026: Uma Oportunidade Dourada

Os regulamentos de 2026 da Fórmula 1 trarão mudanças significativas à aerodinâmica e às unidades de potência, marcando uma oportunidade ímpar para equipas como a Aston Martin para perturbar as dinâmicas de poder atuais e lutar pelo campeonato. No entanto, Newey admitiu que o seu início tardio na Aston Martin o colocará em desvantagem.

“As regras aero saem, penso eu, a 1 de janeiro ou no dia seguinte, seja qual for o dia útil. Portanto, já estarei dois meses atrasado em relação ao que se passa.”

Enquanto outras equipas começarão a analisar as regras e a construir os seus conceitos desde o início do ano, Newey só começará a trabalhar em março, reduzindo a janela para a Aston Martin desenvolver um carro competitivo sob a sua orientação.


A Grande Aposta da Aston Martin em Newey

Aston Martin teve uma ascensão meteórica sob a liderança do proprietário da equipa Lawrence Stroll, com Fernando Alonso a conquistar pódios em 2023 e 2024. A contratação de Adrian Newey faz parte da ousada visão da equipa para passar de concorrentes do meio do pelotão a desafiantes pelo campeonato.

O currículo comprovado de Newey — incluindo carros vencedores de títulos para Williams, McLaren e Red Bull — torna-o uma adição que pode mudar o jogo. Apesar do seu início tardio, espera-se que a experiência inigualável de Newey na interpretação de regulamentos complexos forneça à Aston Martin uma vantagem significativa.


Conseguirá Newey Superar o Atraso?

A participação atrasada de Newey no projeto de 2026 da Aston Martin acrescenta mais uma camada de intriga às ambições da equipa. Embora o seu tempo longe das ferramentas de design da F1 possa parecer um retrocesso, Newey não é estranho a trabalhar sob pressão e a superar desafios. A sua capacidade de se adaptar rapidamente ainda pode fazer da Aston Martin uma candidata ao título.

A mudança para a Aston Martin representa não apenas uma mudança profissional, mas também uma estratégia, uma vez que a equipa espera que a engenhosidade de Newey os conduza ao círculo elite da F1. Esteja ele dois meses atrasado ou não, a presença do titã da engenharia na Aston Martin deverá causar ondas de choque pelo paddock.