Arda Turan foi anunciado como o novo treinador do Shakhtar Donetsk. O antigo internacional turco assinou contrato com o emblema ucraniano até ao verão de 2027, sucedendo a Marino Pusic.

Após encerrar uma carreira de sucesso como jogador, com passagens por clubes como Atlético de Madrid, Galatasaray e Barcelona, o turco dá agora um passo importante na sua trajetória como treinador. O técnico assumiu o comando do Eyüpspor em 2022/2023, tendo permanecido no clube até ao final desta temporada. A formação de Istambul, que conta com Rúben Vezo no plantel, terminou na sexta posição do campeonato turco.

«Sinto-me orgulhoso por me ter juntado ao Shakhtar - um grande clube, com uma rica história e grandes tradições. É uma equipa reconhecida em toda a Europa, com ambição de vencer todos os jogos. Espero contribuir para o legado do clube e proporcionar muitos momentos de alegria aos nossos adeptos através do nosso futebol. Estamos profundamente motivados para conquistar troféus - tanto na Ucrânia como nas competições europeias», afirmou o técnico, de 38 anos.

Também Serhii Palkin, CEO do clube, destacou a importância desta contratação: «Arda Turan é um treinador promissor e ambicioso, com experiência na competitiva liga turca. Enquanto jogador, é uma verdadeira lenda do futebol europeu, e acredito que, em conjunto com o Shakhtar, está destinado a uma carreira de treinador igualmente bem-sucedida - uma carreira que trará troféus ao clube, tanto na Ucrânia como a nível internacional.»

O Shakhtar Donetsk terminou na terceira posição do campeonato ucraniano, estando apurado para as pré-eliminatórias da Liga Europa.