O lendário designer da Fórmula 1, Adrian Newey, juntou-se oficialmente às fileiras da Aston Martin, marcando uma nova época na história da equipa. No entanto, relatos sugerem que um movimento crítico de recrutamento foi bloqueado pela Ferrari, intensificando ainda mais o drama fora das pistas no mundo da F1.

Newey, uma figura proeminente no circuito da F1, chocou a comunidade do automobilismo com a sua saída da Red Bull antes do Grande Prémio de Miami de 2024. Um pilar da equipa de F1 da Red Bull desde 2006, Newey concluiu o seu mandato lá a trabalhar no projeto do hipercarro RB17. Conhecido pela sua carreira ilustre marcada por vitórias de títulos com a Williams, McLaren e Red Bull, a sua decisão de se separar da Red Bull suscitou especulações sobre a sua entrada em praticamente todas as equipas do grid.

No entanto, foi a ambiciosa equipa da Aston Martin que conseguiu recrutar Newey. O lendário designer foi nomeado como seu parceiro técnico gestor, um cargo recém-criado, e também recebeu ações na equipa, que tem beneficiado do substancial investimento do bilionário proprietário Lawrence Stroll. Com os olhos postos na glória do Campeonato do Mundo, a equipa não está a deixar pedra sobre pedra.

Um componente significativo do plano de jogo da Aston Martin era recrutar Enrico Cardile, o chefe de aerodinâmica da Ferrari, como seu novo diretor técnico. No entanto, relatos sugerem que este movimento foi frustrado pela Ferrari, deixando Lawrence Stroll, o proprietário da equipa, ‘furioso’.

Apesar deste revés, Newey é agora oficialmente parte da Aston Martin e está preparado para se concentrar nas amplas mudanças regulamentares esperadas na F1 até 2026. Estas mudanças envolvem novas regras para chassis e unidades de potência. Em consonância com a preferência de Newey por métodos de design tradicionais, o seu escritório na Aston Martin foi equipado com a sua fiel prancheta, enfatizando a sua contínua preferência por caneta e papel em vez de tecnologia de ponta.

Em outras notícias da Aston Martin, o CEO do grupo Andy Cowell está a preparar-se para a sua temporada de estreia como diretor de equipa. Ao mesmo tempo, o antigo chefe de equipa Mike Krack fez a transição para o cargo de diretor de pista. Falando sobre a recente reestruturação organizacional, Cowell destacou que o seu objetivo é aumentar a eficiência, com linhas de reporte mais curtas e uma comunicação mais rápida.

Ele expressou ainda a empolgação da equipa em colaborar com Newey e enfatizou o seu objetivo coletivo – construir o carro de corrida mais rápido todos os anos. Só no ano passado, a Aston Martin Formula One Team acolheu 248 novos membros. Cowell enfatizou que será o esforço combinado de toda a equipa, juntamente com os insights de Newey, que impulsionará a sua busca por um carro de corrida superior.