
O Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de sub19. A equipa de juniores das águias empatou 2-2 contra o FC Porto no Seixal e pôde celebrar o título, quando ainda há uma jornada por disputar.
O treinador Luís Araújo conseguiu fazer uma fase final bastante regular e chegar a este jogo decisivo com cinco pontos sobre os dragões, treinados por Sérgio Ferreira. Só a vitória do FC Porto poderia adiar as decisões para a derradeira ronda, mas os portistas não foram capazes de agarrar os três pontos.
A primeira parte pertenceu, quase por completo, à equipa da casa. O golo marcado aos 42 minutos, por Duarte Soares, não surpreendeu quem seguiu este mini-clássico.
O FC Porto reagiu bem no reatamento e empatou ao minuto 54 por Leo Fajardo, o homem-golo dos dragõezinhos, antes de chegar à reviravolta 20 minutos depois: cruzamento da direita e cabeceamento notável de Tomás Peixoto, um dos homens lançados no segundo tempo.
As águias despertaram a partir desse momento, o Porto baixou linhos e o empate acabou mesmo por surgir. Bela bola de Kevin Pinto para a finalização, uma vez mais, de Duarte Soares.
Um belo jogo de futebol, duas equipas competentes e o prémio a ficar em casa do Benfica. A CLASSIFICAÇÃO FINAL deixa as águias no primeiro posto e os da Invicta no segundo posto.
O Benfica conquista o 26º título na categoria e sucede ao SC Braga, campeão em 2024.