
Billie Jean King, lenda do ténis mundial com 81 anos, tornou-se na primeira mulher a ser homenageada com uma estrela na secção de desporto no famoso Passeio da Fama de Hollywood.
Billie Jean King jogou ténis entre 1968 e 1990 e foi líder mundial tanto em singulares como em pares. Com 12 títulos de Grand Slam em singulares e 27 títulos de Grand Slam em pares e pares mistos, a tenista americana tornou-se numa das melhores jogadoras da história.
Reconhecida numa categoria recém-criada: «O desporto é entretenimento»
Em 2023, o Passeio da Fama de Hollywood criou uma nova categoria dedicada ao entretenimento desportivo, e os ex-jogadores de futebol americano Michael Strahan e Carl Weathers foram os primeiros atletas a receber uma estrela.
Esta segunda-feira juntou-se a eles Billie Jean King, uma figura marcante do mundo do ténis.
«O desporto é entretenimento. É muito importante que as mulheres no mundo do desporto sejam homenageadas por Hollywood. Hollywood tem uma plataforma global, por isso é extremamente importante. Eu penso sempre em termos globais», comentou.
«Costumava vir e passear no Passeio da Fama para ver todas as estrelas. Mas lembro-me que nunca pensei que um dia teria uma estrela aqui. Costumava olhar para toda a gente e dizer 'olha para eles', mas agora estou entusiasmada por incluírem atletas, tanto homens como mulheres», afirmou ainda.
«Sei que sou a primeira mulher, mas espero não ser a última, que seja apenas o começo. Este será um novo começo para as atletas», declarou King.
Magic Johnson, presente com Billie Jean King: «Uma força inspiradora que promove mudanças»
Billie Jean King foi acompanhada na cerimónia por Ilana Kloss, sua esposa, por Magic Johnson, lendário jogador dos Los Angeles Lakers, e pela atriz Jamie Lee Curtis. A ex-tenista Maria Sharapova também esteve presente.
«Sinto-me muito honrado por ter podido participar na cerimónia do Passeio da Fama de Hollywood para a minha incrível parceira de negócios e uma das maiores campeãs de ténis do mundo, Billie Jean King! Billie Jean é uma força inspiradora que promove mudanças. Irei sempre admirar a forma como lutou para que as tenistas fossem pagas da mesma forma que os homens. Usou a sua plataforma para apoiar e promover a igualdade de direitos para as mulheres e para os membros da comunidade LGBTQA+», resumiu Magic.