O Brasileirão arranca este fim de semana com um duelo entre dois treinadores portugueses, com o campeão Botafogo, agora treinado por Renato Paiva, a visitar o Palmeiras, de Abel Ferreira.

O Botafogo teve em 2024 um ano de sonho, com a conquista do Brasileirão e da Taça Libertadores, sob o comando do português Artur Jorge, que acabou por sair no final da época, com o clube a confiar em outro técnico luso para defender os títulos, no caso Renato Paiva.

Paiva, que já tinha orientado o Bahia em 2023, está de regresso ao futebol brasileiro e vai iniciar a competição na visita ao Palmeiras, que terminou o campeonato anterior em segundo, com Abel Ferreira a continuar no comando técnico da equipa.

O técnico português, que está desde 2020 a treinar o Verdão, ganhou por duas vezes o Brasileirão (2022 e 2023) e tem duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023, 2024), sendo que, na quinta-feira, falhou o tetra no Paulistão, ao perder com o Corinthians.

A missão para a nova época é voltar a conquistar títulos, num campeonato que conta ainda com mais três treinadores portugueses: o estreante Leonardo Jardim, no Cruzeiro, Pepa, no Sport, e Pedro Caixinha, no Santos.

Jardim vai ter a primeira experiência no futebol brasileiro, dando sequência a uma carreira em que já passou por diversos clubes de diferentes países, com títulos conquistados em França, Grécia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Quanto a Pepa, que já tinha orientado o Cruzeiro em 2023 - durante somente dois meses e sem sucesso - , chegou durante a época passada ao Sport, que militava na Série B, e levou a equipa a subir ao principal escalão, tal como aconteceu com o Santos.

O histórico Peixe conseguiu regressar ao Brasileirão e vai ser orientado por Pedro Caixinha, que esteve nas duas últimas épocas no Bragantino, contando agora no plantel com o regressado Neymar, que procura voltar a jogar com regularidade e chegar à seleção canarinha, com o objetivo do Mundial'2026.

Para além de treinadores, também vários futebolistas lusos vão evoluir no campeonato brasileiro, casos de João Silva, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência, todos no Recife com Pepa, ou de Rafael Ramos, lateral que entrou no Brasil há três anos pela porta do Corinthians e que agora alinha no Ceará.

O defesa Cédric Soares, campeão europeu com Portugal em 2016, está ao serviço do São Paulo, enquanto o extremo Nuno Moreira (ex-Casa Pia) reforçou recentemente o Vasco da Gama.

Depois de disputados os campeonatos estaduais, o Brasileirão arranca no sábado, dia em que o Cruzeiro recebe o recém-promovido Mirassol, enquanto o Sport se desloca ao terreno do São Paulo.

Para domingo, está agendado o duelo entre os dois últimos campeões brasileiros, Palmeiras e Botafogo, bem como a visita do Santos ao Vasco da Gama, na primeira das 38 rondas da prova, que vai terminar em dezembro.