A candidatura “Unidos pelo Olimpismo” de Laurentino Dias e José Manuel Araújo apresentou o seu site oficial e os dois principais desafios da lista.

A candidatura ao COP “Unidos pelo Olimpismo”, liderada por Laurentino Dias e José Manuel Araújo, apresentou o seu site oficial, onde foram delineados os principais objetivos da lista nas eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), agendadas para 19 de março.

Laurentino Dias, candidato à liderança do COP, destacou os dois grandes desafios da sua candidatura: dar continuidade ao trabalho iniciado por José Manuel Constantino, reforçando a afirmação e a credibilidade do COP, e implementar o robusto plano de investimento de 50 milhões de euros recentemente acordado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o COP. Este investimento visa impulsionar o desenvolvimento do desporto nacional durante o próximo mandato.

José Manuel Araújo, candidato a primeiro vice-presidente da lista e atual Secretário-Geral do COP, sublinhou a importância de uma estreita colaboração com atletas, federações e parceiros olímpicos. Para Araújo, a proximidade será fundamental para garantir que o COP continue a ser uma instituição de referência no desporto, promovendo o reconhecimento da sua dimensão social e o prestígio internacional.

O site da candidatura também apresenta o programa detalhado da lista, assim como as subscrições de apoio de diversas federações olímpicas e não olímpicas, com a assinatura de seus presidentes. Entre as federações olímpicas que demonstraram apoio destacam-se o Andebol, Ciclismo, Natação, Surf, Voleibol, entre outras. Por sua vez, as federações não olímpicas que subscreveram a candidatura incluem áreas como o Aeromodelismo, Kickboxing, Padel, Pesca Desportiva, Motociclismo, e várias outras.