A prestigiada Indianapolis 500 enfrentou um revés pelo segundo ano consecutivo, à medida que chuvas leves causaram um atraso no início da 109ª edição da icónica corrida. Originalmente prevista para começar às 17h45 GMT, a partida foi suspensa devido a chuviscos na pista, interrompendo a ordem para ligar os motores. Embora as cerimónias pré-corrida tenham prosseguido conforme o previsto, as condições nubladas levantaram preocupações sobre a conclusão atempada da corrida.

O atraso não só afetou o cronograma do evento, como também representou um desafio significativo para o piloto Kyle Larson na sua ambiciosa tentativa de completar o Double Indy 500/Coke 600, cobrindo uma extenuante distância de 1.100 milhas no mesmo dia. Com apenas quatro pilotos a terem conseguido este feito e Tony Stewart a ser o único corredor a conquistar a distância total, a janela de sucesso de Larson é estreita. Qualquer nova interrupção poderia arruinar as suas esperanças de chegar a Charlotte a tempo para a corrida da NASCAR.

Em meio à incerteza, os preparativos continuaram, com as apresentações dos pilotos marcadas para as 21h25 GMT e a corrida prevista para começar às 22h GMT. Tony Kanaan ficou à disposição como reserva de Larson, pronto para assumir o volante do No. 17 Arrow McLaren Chevrolet, se necessário. A expectativa era alta, uma vez que o novato Robert Shwartzman estava preparado para liderar o pelotão no No. 83 Prema Racing Chevrolet, acompanhado por Takuma Sato e Pato O’Ward na primeira linha.

À medida que o tempo desempenhava um papel crucial nos eventos que se desenrolavam, as aspirações de Larson estavam em jogo, com a possibilidade de perder pontos de playoff a pairar devido à rigorosa política da NASCAR. As apostas eram altas, a tensão palpável e a corrida contra o tempo intensificava-se à medida que pilotos, oficiais e fãs se preparavam para uma emocionante e imprevisível reviravolta nos acontecimentos na lendária Indianapolis 500.