
Após o desaire frente ao grande rival, o FC Porto volta a entrar em campo na Liga Portugal Betclic. Com a vontade de regressar ao pódio, os dragões medem forças contra o Casa Pia, em Rio Maior, na 29ª jornada.
Não é, de todo, o cenário mais favorável para a turma de Anselmi. O segundo 4-1 da temporada frente ao Benfica deixou o dragão ferido e abalado, a lutar por um objetivo que pouca justiça faz aos pergaminhos do clube: o título é uma miragem e, agora, o foco azul e branco é o terceiro lugar.
Na conferência de antevisão, o treinador argentino confirmou essas mazelas no universo portista, mas prometeu uma reaçao: «Evidentemente, perder nunca é bom. Dói-nos. Mas também nos gera essa fome de vingança e essa fome de conquista. Vejo o grupo com sede de vitória e de dar a imagem que queremos dar. É isso que aprecio e é isso a que nos propusemos.»
Com o grande desaire, é possível existirem algumas mudanças no onze azul e branco. Há, contudo, uma confirmada: Nehuén Pérez viu o quinto amarelo e, por isso, vai obrigar Anselmi a mexer na defesa.
Do lado oposto, vai estar uma equipa num contexto bem mais favorável. O Casa Pia tem a manutenção garantida e, inclusive, olha com ousadia para o quinto lugar europeu.
Para isso, seria importantíssimo bater o FC Porto, algo nunca feito na história casapiana, mas que João Pereira encara com otimismo: «Somos ambiciosos e não podemos estar cinco jogos só com uma vitória. Pode ser a primeira vitória de sempre frente ao FC Porto e podemos fazer história com o melhor registo de pontos da história do clube. Esse tem de ser o nosso foco.»
Além disso, o encontro com os dragões tem os gansos como visitados. Nessa condição, os homens de João Pereira só perderam por uma ocasião desde setembro. Pelo meio, há uma vitória memorável frente ao Benfica (3-1).
Os dados estão lançados. Conseguirá o FC Porto dar a volta ao mau momento? Ou os gansos vão prolongar a crise azul e branca? A bola começa a rolar às 20h30.
Onzes Prováveis
Casa Pia AC: Patrick Sequeira, André Geraldes, José Fonte, João Goulart, Gaizka Larrazabal, Miguel Sousa, Andrian Kraev, Leonardo Lelo, Pablo Roberto, Cassiano, Jérémy Livolant
FC Porto: Diogo Costa, Zé Pedro, Iván Marcano, Otávio Ataíde, Martim Fernandes, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Francisco Moura, Fábio Vieira, Samu Aghehowa, Rodrigo Mora