Os incêndios têm assolado a zona centro e norte do país. Desde segunda-feira, já faleceram sete pessoas e mais de 40 ficaram feridas - outras tantas perderam casa e sofreram danos irreparáveis. Por isso, nesta peça, o zerozero alia-se aos clubes e divulga as informações partilhadas até ao momento para auxiliar nesta luta.

Sendo o futebol a «coisa mais importante das menos importantes da vida», como disse Arrigo Sacchi, e sendo o desporto que mobiliza massas, é obrigação social da modalidade sensibilizar a população para estes casos e difundir as diferentes formas existentes para auxiliar a extinguir os variados incêndios ativos de momento.

Por isso, o zerozero recolheu algumas publicações de clubes e figuras de futebol onde foram partilhadas informações nesse sentido.

(n.d.r.: os clubes não mencionados que também estejam auxiliar esta causa podem entrar em contacto com o zerozero e serão acrescentados posteriormente a esta peça)

Feirense

- Organização de uma recolha de bens para fornecer aos Bombeiros Voluntários de Arrifana. Materiais pedidos: leite, bolachas, barras de cereais, gazes, toalhitas, soro fisiológico e biafine.

Estrela da Amadora

- Doação de dez por cento da receita do jogo da passada segunda-feira, diante do Boavista, em apoio às populações afetas e corporações de bombeiros em combate. Valor entregue aos Bombeiros Voluntários da Amadora.
- Abertura da loja do clube para receber todo o tipo de doações.

Trofense

- Clube a promover uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade para entregar nos Bombeiros Voluntários da Trofa. Pessoas podem entregar na loja do clube (estádio) e no Complexo Desportivo de Paradela (complexo da formação).
- Patrocinador Água Serrana também vai ajudar e fornecer embalagens de água.

Arrifanense

- Sensibilização para a entrega de produtos no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arrifana. Materiais pedidos: garrafas de água, barras de cereais, enlatados, pacotes de bolachas individuais.

Super Dragões e Colectivo Ultras 95 (FC Porto)

- Recolha de alimentos nas respetivas sedes para entregar nas corporações das zonas afetadas.

Olímpico Montijo
- Recolha de bens e alimentos no jogo de preparação da próxima quarta-feira, diante do Sporting, no Campo da Liberdade.

Académico de Viseu

- Mais de 2300 garrafas de água e 50 quilos de fruta entregues aos bombeiros que combatem os incêndios.
Ricardo Sá Pinto

- O treinador lançou uma campanha de angariação de fundos na plataforma "GoFundMe" com o objetivo de apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra. Esta iniciativa surge na sequência da perda de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) durante as operações de combate aos incêndios