
A lenda das corridas Mario Andretti destacou Colton Herta como um dos principais candidatos para um dos tão aguardados lugares na equipa de Fórmula 1 da Cadillac para a temporada de 2026. Atualmente, Herta é um jogador chave na série IndyCar para a equipa de Andretti, que está sob a direção da TWG Motorsports, uma nova divisão da TWG Global. Esta última assumiu recentemente o controlo do conjunto de entradas de motorsport da Andretti Global, anteriormente gerido por Michael Andretti.
Significativamente, este conjunto abrange a equipa de F1 da Cadillac, que celebrou um acordo com o detentor dos direitos comerciais e a FIA para fazer a sua estreia no circuito de Grand Prix na próxima temporada. Andretti, campeão dos pilotos em 1978, está a emprestar a sua experiência ao projeto da Cadillac F1, com a marca americana a beneficiar sem dúvida da sua vasta experiência.
Andretti, com 84 anos, está confiante de que Herta, de 24 anos, uma estrela brilhante na arena da IndyCar, é um candidato ideal para a iniciativa da Cadillac F1. Ele refletiu sobre a jornada profissional de Herta, que começou na Fórmula 3 e incluiu experiências com colegas notáveis como Lando Norris. O teste bem-sucedido de Herta em Portimão, em Portugal, realizado por Zak Brown, solidifica a crença de Andretti no seu potencial.
O desempenho de Herta atingiu o auge em 2024, quando garantiu um impressionante segundo lugar na classificação dos pilotos na série IndyCar. Esta conquista foi marcada por duas vitórias em corridas e o seu primeiro triunfo num circuito oval. Andretti opinou que Herta poderia ter conquistado o campeonato se não fosse por alguns erros dispendiosos.
Com a contagem decrescente para a estreia da Cadillac na F1 já em andamento, a equipa americana está sob pressão para finalizar a sua lista de pilotos. Profissionais experientes como Valtteri Bottas e Sergio Perez estão provavelmente na lista da equipa, assim como Zhou Guanyu, que é gerido pelo Principal da equipa Cadillac, Graeme Lowdon. Andretti confirmou que a Cadillac pretende recrutar “pelo menos um piloto americano”, com a decisão final a ser anunciada até meio do ano.
Apesar do burburinho em torno da sua possível mudança para a F1, Herta mantém-se impassível. O seu nome já circulou anteriormente no paddock da F1, com a AlphaTauri (agora Racing Bulls) a tentar contratá-lo para a temporada de 2023. No entanto, não conseguiram garantir uma isenção da FIA para uma super licença devido aos seus pontos insuficientes. Atualmente, Herta tem 32 dos 40 pontos necessários para uma super licença. Conseguir uma posição entre os cinco primeiros na classificação da IndyCar deste ano inclinaria a balança a seu favor, mas o californiano mantém-se focado nos seus compromissos atuais na IndyCar.