Pela primeira vez em seis anos, Corey LaJoie não será um piloto a tempo inteiro da NASCAR Cup Series. Depois de perder o seu lugar na Spire Motorsports e ser transferido para Rick Ware Racing (RWR) no final de 2024, LaJoie viu-se sem uma vaga estável para 2025.

Mas em vez de descer para a Xfinity ou Truck Series, como muitos pilotos da Cup deslocados, LaJoie recusa-se a correr em qualquer lugar que não seja no nível mais alto da NASCAR—mesmo que isso signifique um calendário a tempo parcial com baixas probabilidades de sucesso.

“Tudo se resume a domingo. Não quero correr na F3. Quero ser um piloto de Fórmula 1,” afirmou LaJoie de forma direta.

Para o melhor ou para o pior, LaJoie vai continuar na Cup. Mas será essa a decisão certa—ou suicídio na carreira?


A Carreira de LaJoie na Cup Enfrenta um Obstáculo—O Que Correu Mal?

LaJoie trabalhou para subir nas fileiras da Cup com uma mentalidade de lutador, correndo por equipas underdog e ocasionalmente mostrando potencial nas situações certas.

  • Passou quase três anos na Spire Motorsports (2021–2024), ajudando a elevar a organização.
  • Mostrou flashes de competitividade em superspeedways, mas careceu de consistência.
  • Trocou para a RWR nas últimas sete corridas de 2024, onde terminou na 14ª posição.

Ainda assim, quando a época de 2025 chegou, as vagas preencheram-se rapidamente.

  • A Spire Motorsports decidiu avançar com Justin Haley, Carson Hocevar e Michael McDowell.
  • A Rick Ware Racing optou por colocar o filho do proprietário da equipa, Rick Ware, Cody Ware, no No. 51 em vez de LaJoie.

Com nenhum lugar disponível a tempo inteiro na Cup, LaJoie ficou com duas opções:

  1. Descer para a Xfinity ou Trucks, onde provavelmente poderia lutar por vitórias.
  2. Manter-se na Cup a tempo parcial, sabendo que é pouco provável que lute por vitórias.

LaJoie escolheu a segunda opção, e ele não se desculpa por isso.


Porque é que LaJoie recusa correr na Xfinity ou Trucks

A maioria dos pilotos deslocados da Cup opta pela rota lógica—eles descem para a Xfinity ou Trucks, provam o seu valor e tentam trabalhar para voltar a subir.

Mas LaJoie não quer fazer parte disso, mesmo que tenha corrido em três corridas de Truck para a Spire em 2023 e 2024 e tenha mostrado competitividade.

“Queres ir inflacionar o ego e segurar um troféu numa sexta-feira quando há 12 pessoas nas bancadas? Não.”

Em vez disso, ele acredita que até correr no meio do pelotão na Cup tem mais valor do que vencer em divisões inferiores.

“Não posso também justificar aos meus parceiros que investiram em mim descer para as divisões inferiores porque eles não obtêm retorno pelo seu dinheiro. Eles querem levar as suas pessoas ao grande espetáculo, não a um espetáculo de sexta ou sábado.”

Para LaJoie, ser um piloto da Cup—mesmo que a tempo parcial—significa mais do que vencer em Trucks ou Xfinity.

E ele não está sozinho nessa mentalidade.


As Xfinity e Trucks são realmente séries “menores”? Os fãs estão divididos

Os comentários de LaJoie geraram debate entre os fãs da NASCAR.

Por um lado, muitos compreendem o seu desejo de permanecer na Cup—mesmo que seja apenas para corridas selecionadas num carro da Rick Ware Racing não charteado.

Mas outros sentem que ele é demasiado desdenhoso em relação à Xfinity e às Trucks, que não são apenas “ligas menores”, mas séries competitivas com o seu próprio prestígio.

  • Justin Allgaier passou de um piloto da Cup em dificuldades para um candidato ao título da Xfinity várias vezes.
  • Daniel Hemric e Harrison Burton desceram de Cup para categorias inferiores para redefinir as suas carreiras.
  • Randy LaJoie, o próprio pai de Corey, ganhou dois campeonatos da Xfinity após não conseguir manter-se na Cup.

Ao contrário do sistema de alimentação da Fórmula 1, as categorias inferiores da NASCAR estão preenchidas com uma mistura de estrelas em ascensão e veteranos que escolheram a estabilidade em vez da constante pressão da Cup.

Para alguns, essa é uma escolha de carreira respeitável.

Para LaJoie? Essa não é uma opção.


Será que a aposta de LaJoie apenas na Cup vai compensar?

LaJoie entra em 2025 sem um lugar garantido em qualquer corrida. O seu No. 01 Ford Mustang para a RWR não está charterizado, o que significa que ele tem de se qualificar para cada evento em que participa.

A sua primeira prova? A Daytona 500.

Com tempo de pista limitado, um carro de baixo nível, e sem um plano para toda a temporada, LaJoie está a correr um enorme risco.

Se ele não tiver um bom desempenho, arrisca-se a tornar-se irrelevante num desporto onde os patrocínios ditam as oportunidades.

Mas se ele conseguir sobreviver tempo suficiente para conseguir uma melhor oportunidade em 2026, talvez—apenas talvez—ele prove que permanecer na Cup a todo custo foi a decisão certa.