Dia de luto para o desporto nacional. Faleceu, aos 91 anos, o professor Manuel Sérgio. A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Nascido a 20 de abril de 1933, em Lisboa, Manuel Sérgio construiu um trajeto que o levou a ser tido como um dos principais revolucionários no que a ideias diz respeito no desporto. José Mourinho, conceituado treinador português, já disse publicamente ter sido influenciado pela forma de pensar do filósofo, que esta quarta-feira se despediu do mundo dos vivos.

Com uma vida muito ligada ao ensino na área do desporto, Manuel Sérgio foi professor universitário e desempenhou, inclusive, cargos políticos. Foi deputado da Assembleia da República entre 1991 e 1995, na VI Legislatura, pelo Partido da Solidariedade Nacional (PSN). Adepto declarado do Belenenses, desempenhou também cargos no clube do Restelo, entre os quais a vice-presidência entre 1975 e 1977.

Ainda em vida, o filósofo e pensador do Desporto, responsável por várias obras ligadas à área, foi alvo de várias condecorações, tanto em Portugal como no Brasil. O Governo brasileiro concedeu-lhe a medalha de mérito desportivo, em 1990. Em Portugal, foi feito Comendador da Ordem da Instrução Pública, em 2017, por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República à data. Um ano antes, em 2016, a Escola Básica n.º 118, no Alto da Ajuda, onde nasceu, passou a designar-se por Escola Básica Professor Manuel Sérgio.

Em 2012, o professor Manuel Sérgio esteve à conversa com o zerozero, conversa essa que pode recordar AQUI. À família e aos amigos, o zerozero endereça as mais sentidas condolências.