
O Director Técnico da Ferrari, Loic Serra, revelou recentemente as mudanças revolucionárias feitas no modelo do carro da equipa para a Fórmula 1 de 2025. Apesar de ter perdido o título de Campeão dos Construtores por apenas 14 pontos na última temporada, a Ferrari recusou-se a descansar sobre os seus louros, optando em vez disso por desafiar os limites com uma ambiciosa renovação do SF-24, agora renascido como SF-25.
Contrariamente às expectativas, a Ferrari não se limitou a refinar o SF-24, mas introduziu um SF-25 completamente remodelado. O veículo fez a sua estreia na pista na passada quarta-feira, revelando uma série de alterações, das quais a mais proeminente é uma mudança no layout da suspensão dianteira. Pela primeira vez em uma década, a equipa passou de um design de suspensão dianteira por pushrod para um design por pull rod.
A razão por trás desta alteração drástica foi elaborada por Serra, que actualmente supervisiona o desenvolvimento do chassis na Ferrari. Ele revelou que o principal objetivo com o SF-25 era “encontrar algum espaço para impulsionar o desenvolvimento aerodinâmico e o desenvolvimento em geral.” Esta decisão foi motivada pelos desafios que a equipa enfrentou para melhorar o desempenho do SF-24.
Apesar das alterações significativas ao SF-25, que incluem a substituição da maioria das peças, Serra assegura que o conceito central do carro permanece inalterado. Esta continuidade deve compensar quaisquer preocupações sobre a necessidade da Ferrari se adaptar ao seu novo carro de F1 nas primeiras corridas da temporada de 2025.
“Embora a maioria das peças tenha sido alterada, o conceito principal de desempenho permanece o mesmo,” explicou Serra. “Portanto, não antecipo uma curva de aprendizagem mais acentuada do que no ano passado. As expectativas são altas de que a taxa de desenvolvimento será significativamente melhorada em comparação com o final da última temporada.”
A mudança na suspensão dianteira é apenas a ponta do iceberg quando se trata das modificações feitas no SF-25. A fervorosa esperança da Ferrari de quebrar a sua seca de títulos no último ano das atuais regulamentações levou a equipa a implementar estas mudanças para acelerar o desenvolvimento.
Serra acrescentou: “Nestes carros, os detalhes são cruciais. A suspensão dianteira é apenas a parte visível do iceberg. A maioria das peças são novas no carro, e não são necessariamente as partes mais visíveis que têm a maior influência. Portanto, sim, o diabo está de facto nos detalhes.”
O primeiro contacto com o Ferrari SF-25 na pista foi dado a Charles Leclerc na quarta-feira. O novo carro representa um novo começo para a Ferrari e um claro sinal da busca incansável da equipa pela melhoria de desempenho e sucesso no campeonato.