
Polémica e mais polémica e esta não parece que vá terminar tão cedo e por… culpa própria. Depois dos recentes eventos na ronda do MotoGP no GP das Américas, com o arranque de corrida a ser adiado dada a ausência de alguns pilotos da grelha, confirma-se o que Davide Brivio já havia trazido a lume: as regras não foram cumpridas.
O dirigente da Trackhouse estava bastante incomodo com o que se passou e referiu que os regulamentos não estavam a ser cumpridos pela Direção de Corrida, com isso a ser mesmo confirmado por diversos veículos no local.
As regras são claras, como se pode ser:
Os pilotos de MotoGP que fizerem alterações de pneus relacionadas com o clima após o fecho da saída da pit lane iniciarão a volta de Warm Up a partir da pit lane, ocuparão a sua posição na grelha de qualificação e cumprirão uma penalização de passagem pela pit lane quando instruídos pela Direção de Corrida (geralmente dentro das primeiras 3 voltas da corrida).
Portanto, os pilotos ainda na pit lane devem fazer uma escolha de pneus (chuva ou slick) antes do fecho da saída da pit lane. Se esta escolha do tipo de qualquer pneu (dianteiro, traseiro ou ambos) for alterada após o fecho da saída da pit lane, será aplicada uma penalização de passagem pela pit lane.
Certo é que tal não aconteceu e iria afetar alguns pilotos, como Marc Márquez, Pecco Bagnaia, Joan Mir ou Fabio Di Giannantonio que rapidamente saíram pelo seu próprio pé da grelha para trocar para slicks, ao invês de pneus de chuva.