Portugal garantiu este domingo uma medalha de bronze nos Jogos do Mediterrâneo de esgrima que decorreram em Vrsar, na Croácia. Xavier Melo foi o esgrimista nacional que garantiu a medalha no escalão de sub-15, arma de espada.

Depois de cinco vitórias na fase de poules, com apenas um assalto perdido, o jovem ultrapassou Lorys Czwertlik (França) e Joaquim Joanes (Portugal), acabando por perder para Giuseppe Iadaresta (Itália), nas meias-finais. Este viria a garantir a medalha de ouro, com o também italiano Daniel Ferro a ficar com a prata.

Entre outros resultados nacionais, destaque para o 5.º lugar de Gonçalo Monteiro, em sabre, na categoria de cadetes; 6.º e 9.º lugares lugar de Mafalda Reis e Maria Barão, respetivamente, na categoria de cadetes, ambas na arma de espada; e a chegada aos quartos de final de Maria Rita Pacheco e Ava Kuo nos sub-15 de sabre.

Os Jogos do Mediterrâneo de esgrima juntaram alguns dos melhores atletas sub-17 e sub-15 de Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, Chipre, França, Eslováquia, Itália, Polónia, Ucrânia e Eslovénia.