Rene Meulensteen, antigo adjunto de sir Alex Ferguson no Manchester United, garante em declarações ao 'Daily Mail' que um triunfo na Liga Europa não será suficiente para salvar a época dos red devils. O holandês, de 61 anos, recorda que na Premier League o clube nunca teve um desempenho tão mau. 

"É muito simples: a Liga Europa manteve toda a gente viva, incluindo o Ruben Amorim. Sim, é verdade que ele chegou a meio da época, que era algo que ele não queria. Mas aceitou dar esse passo e o desempenho na Liga foi um desastre total, do início ao fim", explicou Meulensteen, que trabalhou em Old Trafford durante seis anos com o técnico escocês.

"O Ruben manteve-se firme em relação à vontade de jogar em 3x4x3. Funcionou na Europa, o que é um pouco estranho e bizarro, mas funcionou. Estão na final, é positivo. Fora isso, está totalmente abaixo da média", acrescentou, garantido que a vitória frente ao Tottenham, em Bilbao, no dia 31, não vai limpar a má época que a equipa fez. "Claro que não! Isto é o mais baixo que alguma vez o clube ficou na Premier League. Se tirarem os golos e as assistências do Bruno Fernandes, podia ser ainda pior."

Meulensteen avisou que o clube vai ter de passar por um processo de reconstrução. Assinala alguns jogadores da atual equipa que, em seu entender, não estão à altura e aconselha a contratação de... Harry Kane! "Se não acontecerem muitas coisas na janela de transferências, o que vai mudar na próxima época? Só para o Ruben Amorim ter uma pré-época de seis semanas e fazer jogos particulares? Teve semanas de trabalho entre os jogos das seleções. Se se falar do que precisa de ser feito, deviam contratar o Harry Kane, que daria um grande impulso à equipa porque já mostrou que é goleador. Mas este sistema não se adequa ao Harry Kane porque os pontas de lança precisam de assistências. Ele [Amorim] quer jogar com dois números 10 e confia nos alas para entrarem e colocarem a bola dentro." 

Há demasiados jogadores sem calibre
Rene Meulensteen

Ex-adjunto de Sil Alex Ferguson

"Entendo a frustração do Rasmus Hojlund, embora considere que ele não é suficientemente bom. O Harry Kane é como o Ruud van Nistelrooy, em três oportunidades na área marca uma ou duas. É isso que é preciso e alguma coisa tem de ser feito", referiu, enumerando outros jogadores que, em seu entender não cabem na equipa. "No meio-campo não concebo o Casemiro e o Christian Eriksen. Se ficarem, vão definitivamente pelo caminho errado. Mais atrás, o guarda-redes não tem estabilidade nem consegue manter a baliza fechada. Todos os adversários do United sabem que tem grandes hipóteses de marcar. Se olharmos para as combinações da defesa, há muita vulnerabilidade e falta de estabilidade. Seja o Maguire, o Shaw ou o De Ligt. Há demasiados jogadores sem calibre para jogarem no Manchester United."

E prosseguiu: "Deve o United construir uma equipa em torno do Harry Maguire e do Casemiro? Não, em absoluto. Nenhum deles tem qualidade suficiente para jogar agora no Manchester United. A Premier League 'fugiu' do Casemiro. Sim, ainda consegue encontrar um passe e as bolas tendem a cair-lhe na cabeça quando está na área. Mas também se pode falar da quantidade de passes falhados, da imprudência nos desarmes. Já no que diz respeito ao Harry Maguire, nunca fui grande fã. Faltam-lhe certos aspetos do jogo, como velocidade e agilidade, para ser um bom central. Com bola é bom - organizado, mas um pouco lento por vezes - mas se continuarem com ele, vão obter os mesmos resultados que viram este ano."